Ainda que a vacinação da Covid-19 não tenha atingido o patamar desejado ao vacinar somente 12% da população nacional, algumas localidades têm se mobilizado para agilizar os calendários de vacinação. Neste sentido, adultos sem comorbidades com 30 anos ou mais já começaram a ser vacinados em algumas cidades. Veja quais são!
Rio de Janeiro
Na capital carioca, os adultos na faixa etária dos 30 anos já foram incluídos no calendário de vacinação. As primeiras a serem imunizadas foram as mulheres com 39 anos na última segunda-feira, 12.
O calendário semanal foi dividido para atender homens e mulheres em dias distintos, observe:
- Segunda-feira, 12: 39 anos – mulheres;
- Terça-feira, 13: 39 anos – homens;
- Quarta-feira, 14: 38 anos – mulheres;
- Quinta-feira, 15: 38 anos – homens;
- Sexta-feira, 16: 37 anos – mulheres;
- Sábado, 17: 37 anos – homens.
Este grupo será imunizado das 08h às 17h nos postos de vacinação da cidade. A exceção fica por conta dos postos da ABBR situado no Jardim Botânico e Instituto Benjamin Constant na Urca, os quais funcionam até o meio-dia. Enquanto isso, os postos do Olaria Atlético Clube e Santuário da Glória funcionam até as 13h.
Manaus
Em Manaus, no Amazonas, os adultos com 30 anos ou mais começaram a ser vacinados no final do mês de junho. A vacinação deste público requer o cadastro no sistema Imuniza Manaus, com o objetivo de agilizar e otimizar os atendimentos nos postos. Embora o registro não seja obrigatório, é altamente recomendado.
Os munícipes que já se cadastraram na plataforma, devem acessá-la novamente e selecionar o botão “Consultar 1ª Dose”, para saberem a data e local em que irão receber a vacina contra a Covid-19.
Aqueles que por alguma razão não conseguirem se registrar até o dia da vacinação estipulado pelo município, devem apenas se dirigir ao posto de vacinação mais próximo em posse do RG, CPF e comprovante de residência original e cópia.
Montes Claros
Na cidade mineira de Montes Claros, a vacinação de pessoas com 30 anos ou mais começou no último domingo, 11. Para ser imunizado é preciso se dirigir até um dos postos de vacinação mencionados abaixo em posse dos documentos pessoais como identidade original com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, se tiver.
- Salas de vacinação dos shoppings: das 10h às 21h – todos os dias;
- Salas de vacinas das unidades de saúde: 8h às 15h – de segunda a sexta;
- Walk-thru da Praça de Esportes: 8h às 15h – de segunda a sexta;
- Drive-thru do shopping: 10h às 21h (segundo a sexta) e 8h às 20h – no fim de semana.
Pariquera-Açú
Na cidade de Pariquera-Açú, situada no interior de São Paulo, a vacinação para os munícipes com 30 anos ou mais também teve início nesta terça-feira, 13.
Antes de se dirigir a um dos postos de vacinação, é preciso ligar na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central por um dos seguintes telefones: (13) 99710-0693 ou (13) 99668-5550.
O agendamento deve ser feito de segunda a sexta-feira, entre 08h30 às 13h. Posteriormente, a imunização acontece das 08h às 11h e depois das 13h às 15h30 em quatro postos. São eles:
- UBS do Centro;
- Unidade de Saúde da Vila São João;
- Unidade Básica 3 – Zona Rural;
- Unidade de Saúde no Bairro Angatuba – Zona Rural.
Santarém
Em Santarém, no oeste do Pará, a imunização para os munícipes com 30 anos ou mais começou ontem, 13. Para ser vacinado é preciso apresentar o CPF, carteira de vacinação e cartão do SUS nos seguintes postos de vacinação:
- Igreja da Paz – Avenida Curuá-Una;
- Igreja Cristo é Vida – Avenida Presidente Vargas;
- Igreja Cristo Salvador – Residencial Salvação;
- Igreja do Santíssimo Sacramento – Bairro do Santíssimo.
O atendimento nessas unidades acontecerá de terça a sexta-feira, 16, das 08h às 16h.
Guaraí
No município de Guaraí, no Tocantins, a vacinação do público na faixa etária dos 30 anos se inicia na próxima quinta-feira, 15. A imunização dessas pessoas acontecerá em um mutirão realizado na Praça da Conciliação, em frente à Prefeitura, das 08h às 14h.
O tempo de duração do mutirão será enquanto as doses das vacinas contra a Covid-19 estiverem disponíveis. Ressaltando que a aplicação do imunizante acontecerá somente mediante a apresentação do comprovante de residência, identidade original com foto, CPF, cartão de vacinação e do SUS.