A Prefeitura do Rio de Janeiro abriu 300 vagas de emprego para Jovem Aprendiz, para jovens de 16 a 24 anos e moradores da região. Além da oportunidade do primeiro emprego, os aprendizes aprenderão sobre algumas habilidades específicas utilizadas no mercado de trabalho.
Emprega JUV
O fruto de uma parceria entre a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) e o Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET) rende o ciclo formativo de orientação e capacitação sobre o mercado de trabalho do programa Emprega Juv.
O Emprega Juv foi criado para jovens de 16 a 24 anos e moradores da cidade do Rio de Janeiro/RJ que estão em busca do seu primeiro emprego, como Jovem Aprendiz.
Apenas nessa primeira edição serão contratados 300 aprendizes, onde eles contarão com aulas de habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Como: comunicação, cultura digital, pensamento criativo, cooperação e empatia.
Conforme o secretário da pasta, Salvino Oliveira, explicou:
“Estamos fazendo um movimento forte de empregabilidade da juventude carioca. Primeiro vamos capacitá-los com o ciclo formativo e depois a ideia é encaminhar eles para o Programa Jovem Aprendiz, atendendo a demanda das empresas que necessitam cumprir as cotas estabelecidas por lei.”
As inscrições ficam abertas até o dia 18 de julho. Os interessados podem candidatar-se no site da programa.
Quem pode participar?
Confira os requisitos necessários para participar do programa:
- Jovens entre 16 a 24 anos;
- Residir na cidade do Rio de Janeiro;
- Estar matriculado na rede de ensino municipal ou ter concluído o Ensino Médio;
- Estar desempregado nos últimos seis meses e não estar recebendo seguro-desemprego;
- Possuir renda familiar per capita menor que meio salário mínimo.
Sobre o programa
O projeto será 100% on-line. Ele terá duração de dois meses, divididos em 8 módulos. As aulas serão semanais, sendo abordada uma disciplina por vez, com dois encontro de 2h de duração cada um.
No projeto final os alunos terão 3 encontros, com 2h de duração, onde eles terão a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprenderam ao longo da capacitação.
Ao término do curso os alunos ganharão um certificado emitido pelo ISBET em parceria com a JUVRio.