INSS emite alerta de novo golpe. Nessa terça-feira (07), o Instituto Nacional do Seguro Social informou a população que está sendo registrado falsos pedidos de revisão dos benefícios com a finalidade de roubar dados. As abordagens vêm sendo feitas por e-mail, sms, ligação e até correspondência. Entenda os detalhes.
Enquanto o INSS vem trabalhando para finalizar a fila de revisão dos benefícios previdenciários, quadrilhas se aproveitam da situação para aplicar novos golpes.
De acordo com o instituto, alguns segurados estão relatando terem seus dados roubados mediante convite para rever o valor de seus abonos.
Detalhes sobre o novo golpe do INSS
De acordo com os casos já identificados, os criminosos vêm entrando em contato com a população através de carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular.
No texto, eles solicitam que a vítima dê entrada no pedido de revisão, sendo necessário informar seus dados de identificação pessoal e até mesmo informações bancárias.
Diante da situação, o INSS vem solicitando que aqueles que foram acionados passem a denunciar o crime através do endereço da Controladoria-Geral da União (CGU), ou pelo telefone 135.
É preciso ainda registrar um boletim de ocorrência para comprovar que teve os dados roubados. No mais, o Instituto solicita que a população não informe seus documentos através de links e supostas mensagens em seu nome.
“Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato. O Instituto nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos”, informa o órgão.
A gestão previdenciária esclareceu que em caso de qualquer pendencia com o segurado, sua equipe entrará em contato através do número: 280-41.
“O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS. Sempre que convocamos o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135”.
Por fim, o sujeito pode ainda acompanhar os serviços do órgão através de seu portal oficial, o Meu INSS, ou pelo 135.
“É bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat”, complementa a nota.