Nesta semana, o governador do Estado de São Paulo (SP), João Doria, anunciou uma nova antecipação no calendário de vacinação. No entanto, a medida depende do parecer final do Ministério da Saúde junto à autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Vale ressaltar que esta deliberação se refere exclusivamente à aplicação da segunda dose do imunizante. Enquanto isso, o Estado de São Paulo segue com a meta de vacinar toda a população adulta sem comorbidades até o dia 15 de agosto.
Já a capital paulista tem uma previsão ainda mais otimista, diante da conclusão da primeira etapa até o dia 3 do próximo mês.
Nesta quinta-feira, 8, os adultos com idade entre 37 a 39 anos foram incluídos na vacinação do Estado de São Paulo. De acordo com o calendário em vigor, todas as 645 cidades paulistas devem se mobilizar para ampliar o cronograma sempre que possível no intuito de atingir a meta estadual.
Na oportunidade, a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, ressaltou que a cada nova remessa com doses de vacinas recebidas pelo Estado, é uma oportunidade de ampliar o calendário de vacinação.
“Todos os adultos com 40 anos ou mais já estão com a vacinação em curso e, agora, mais uma faixa etária terá a oportunidade de se proteger contra a Covid-19”, concluiu.
Na capital paulista, os adultos com 38 anos podem ser imunizados. A princípio, este público seria vacinado somente no início da próxima semana. Veja o cronograma de vacinação atualizado a seguir:
- 41 anos: segunda-feira, 5, e terça-feira, 6;
- 40 anos: quarta-feira, 7;
- 39 anos: quinta-feira, 8;
- 38 anos: sexta-feira, 9;
- Repescagem de 38 a 41 anos e segunda dose para todos os públicos: sábado, 10;
- 37 anos: segunda-feira, 12.
As pessoas nas faixas etárias mencionadas podem se dirigir aos seguintes postos de vacinação:
- Mega drive-thru e Farmácia: das 08h às 17h – primeira dose;
- Megapostos: das 08h às 17h – primeira dose;
- Unidades Básicas de Saúde: das 07h às 19h – primeira dose;
- AMA/UBS Integradas: das 07h às 19 – primeira e segunda dose.
O secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, explicou que para atingir a meta de vacinação é preciso que o ritmo de vacinação seja mantido. Até o momento, 60% do público elegível na capital paulista já foi imunizado.
Segundo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), ainda existe a possibilidade de os jovens na faixa etária de 12 a 17 anos serem imunizados ainda em 2020, de acordo com a disponibilidade de doses e a amplitude da vacinação do público geral. Mas para isso, seria preciso dar prioridade aos adolescentes com comorbidades.