Procon-PR aplica multa no C6 Bank por solicitação indevida de empréstimo

O C6 Bank foi multado pelo Procon Paraná em cerca de R$300 mil após os usuários reclamarem sobre o recebimento de empréstimos que não solicitaram. Segundo informações do órgão que cuida dos direitos do consumidor, o banco depositava valores a pessoas vulneráveis, como os idosos e pensionistas, sem que eles pedissem. Saiba mais.

Procon-PR aplica multa no C6 Bank por solicitação indevida de empréstimo
Procon-PR aplica multa no C6 Bank por solicitação indevida de empréstimo (Imagem: Divulgação/C6 Bank)

Os clientes que recebiam os valores acabavam não percebendo o dinheiro a mais que estava em sua conta e acabavam gastando. Após isso, o valor era descontado diretamente da aposentadoria.

O Procon informou que tentou por diversas vezes resolver a situação de forma amigável, porém o C6 Bank não cedeu. Por conta disso, foi aberto um processo administrativo interno e, como as respostas apresentadas pelo C6 não foram aceitas, as multas foram aplicadas. A instituição terá que pagar um total de R$ 296.308,21 pelas infrações.

A diretora do Procon, Cláudia Silvano, afirmou que o banco cometeu várias infrações ao Código de Defesa do Consumidor. 

Este caso deve ser encarado como uma alerta aos consumidores. Os maiores problemas que acarretam na aplicação de multas pelo Procon, são a respeito das cobranças abusivas. 

A dica é que os consumidores sempre acompanhem e confiram as movimentações bancárias em sua conta e que questionem a instituição quando suspeitarem de algo. Caso sua solicitação não seja resolvida pelo banco, acione o Procon.

Atendimentos Procon PR

Em decorrência da pandemia do coronavírus, o Procon-PR está atendendo apenas nos canais digitais. É possível abrir um chamado através da plataforma consumidor.gov.br ou  pelo portal do procon.pr.gov.br.

O que disse o C6 Bank

Ao ser questionado sobre o ocorrido, a C6 Bank afirma que ainda não foi notificada do caso e que por conta disso não vai comentar.

C6 Bank comemora cobertura nacional com 100% de sucesso

O banco está atingindo clientes das grandes até as menores cidades do país. Em Serra da Saudade (MG), por exemplo, cidade com apenas 776 habitantes, 11 possuem conta no C6.

Há dois anos no mercado, a fintech acaba de conseguir uma cobertura 100% nacional e possui contas abertas em todos os municípios do Brasil.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.