Governo do Ceará amplia prazo de solicitação do auxílio cesta básica. A população de baixa renda que quiser se cadastrar para o recebimento de alimentos fornecidos pelo poder público deve ficar atenta. Segundo o novo cronograma, o cadastro deve ser feito até o próximo dia 30, pela internet.
Mesmo com a liberação de benefícios como o auxílio emergencial e o Bolsa Família, os governos estaduais passaram a fornecer abonos extras para os mais carentes.
No Ceará, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) convoca a população para o cadastramento no auxílio cesta básica.
Detalhes do Auxílio Cesta Básica
O projeto foi criado durante a pandemia do novo coronavírus e tem como finalidade garantir a alimentação dos trabalhadores que tiveram suas rendas afetadas pela pandemia.
Segundo os critérios de seleção, as candidaturas estão disponíveis para os motoristas de transportes escolar e alternativo, ambulantes, feirantes, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos, bugueiros, guias de turismo e despachantes documentalistas.
Cada contemplado terá o direito de receber um auxílio no valor de R$ 200, liberado por meio de um cartão alimentação que contará com duas parcelas mensais de R$ 100. A previsão é de que o pagamento ocorra entre os meses de julho e agosto.
Como se candidatar?
Para fazer a candidatura, o cidadão deve acessar a página do projeto e preencher o formulário lá apresentado. Serão solicitados seus dados de identificação pessoal e comprovantes de serviço e renda.
Nesse momento, o governo do estado já conta com mais de 41 mil cadastrados. Desse total, será ainda realizada uma triagem para verificação dos informes concedidos e comprovação de enquadre nas regras exibidas.
“Estamos realizando uma força-tarefa na análise dos documentos, em diálogo com outros órgãos estaduais, a fim de realizar a checagem o mais rápido possível. Também preparamos o nosso sistema de informações para seguir a determinação do governador Camilo Santana de reabrir as inscrições, oportunizando que mais pessoas possam se inscrever“, destaca a titular da SPS, Socorro França.
“Aperfeiçoamos alguns detalhes do formulário de inscrição, trabalhando uma linguagem mais acessível, e estamos aplicando ferramentas que permitem que a análise dos cadastros e as novas inscrições aconteçam paralelamente, sem que uma ação interfira na outra”, pontua o secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina.