SENAC e SESC-PR lançam parceria com 3 mil vagas em cursos gratuitos

Com o Projeto Além da Mesa, o SENAC e SESC-PR oferecem 3 mil vagas. Desse total, mais de 900 são em cursos a distância. São 20 cursos disponíveis; confira agora os requisitos e como se inscrever.

SENAC e SESC-PR lançam parceria com 3 mil vagas em cursos gratuitos
SENAC e SESC-PR lançam parceria com 3 mil vagas em cursos gratuitos (Imagem/Divulgação: SESC)

A população do Paraná conta com uma grande oportunidade de se qualificar profissionalmente. Com os cursos oferecidos gratuitamente pelo SENAC e SESC-PR é possível obter uma certificação profissional.

“Juntamos agora aquilo que o SESC sempre fez com o Mesa Brasil com aquilo que o SENAC sabe fazer que é a qualificação da mão de obra...Então, nós estamos agora, além da alimentação, ensinando essas famílias a terem uma qualificação e um conhecimento para conseguir o seu emprego”, afirmou o Presidente do sistema Fercomércio SESC SENAC Paraná, Darci Piana.

Só o Senac, para a geração dessas três mil vagas, irá investi um total de R$ 1,4 milhão.

Projeto Além da Mesa do SENAC e SESC-PR

Além da geração de emprego e renda, com a participação nos cursos, é esperado que o público descubra novas habilidades, alcance a inclusão social e também participe do desenvolvimento da comunidade em que está inserido.

O projeto está presente nas cidades de: Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Cascavel, Campo Mourão, Maringá, Londrina e mais alguns municípios do estado.

São cerca de 20 cursos nas áreas de gastronomia, beleza e gestão, sendo que seis dessas qualificações ofertam 995 vagas para ensino à distância.

Para participar desse novo programa é necessário estar incluso no Mesa Brasil, de atender ao pré-requisito do Programa Senac de Gratuidade (PSG):

Possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos. Além de estar incluso em um dos seguintes grupos:

  • Pessoas em condições de desemprego vivendo com renda insuficiente para suprir suas necessidades básicas e de suas famílias.
  • Trabalhadores autônomos que atuem como coletores de materiais recicláveis.

Os cursos têm carga horária que varia de 15h a 36h.

Inscrições para os cursos gratuitos do SENAC e SESC-PR

Não foram divulgados prazos para as inscrições, os interessados devem acessar ao portal do Programa Senac de Gratuidade ou procurar a entidade em que estão inseridos no Programa Mesa Brasil.

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR  e fique bem informado.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.