Senado adia votação que pode mudar funcionamento da prova de vida no INSS

Projeto para realização da prova de vida pelos Correios é adiado no Senado. Nessa terça-feira (15), os senadores deveriam se reunir para avaliar o (PL) 385/2021. No entanto, a reunião foi adiada sem demais justificativas. Abaixo, entenda os detalhes da proposta.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade
Senado adia votação que pode mudar funcionamento da prova de vida no INSS (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)
Senado adia votação que pode mudar funcionamento da prova de vida no INSS (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

Diante da pandemia do novo coronavírus, a realização da prova de vida que é um procedimento obrigatório pelo INSS ficou temporariamente suspensa.

O motivo diz respeito à segurança dos aposentados e pensionistas que teriam que se expor aos riscos de contaminação do vírus ao comparecer até uma agência bancária.

publicidade

Nova prova de vida

Como alternativa para que o procedimento fosse retomado, o INSS passou a trabalhar na realização de um projeto piloto para a digitalização do serviço. A proposta que já vem sendo testada por alguns brasileiros é feita diretamente pelo app do Meu INSS.

Atento as demandas previdenciárias, o senador Jorginho Mello (PLS-SC) elaborou também um projeto de lei autorizando a realização da prova de vida nas unidades dos Correios, além das plataformas digitais do INSS.

De acordo com ele, a medida é de extrema necessidade para garantir a regularização dos segurados. Sendo aceita, parte significativa poderia renovar seus cadastros sem precisar sair de casa.

Prova de vida volta a ser obrigatória

Após quase um ano suspensa, a prova de vida voltou a ser feita em todo o país. Para renovar seus cadastros os segurados devem ir até uma agencia bancária e apresentar seu documento oficial com foto. Basta confirmar os dados presentes no registro do INSS e validar a atualização.

Há ainda a realização do procedimento via aplicativo, para quem recebeu o convite do INSS por meio de SMS, nesse caso basta seguir as etapas abaixo:

  • Acesse o app Meu gov.br, clique em “Autorizações”. selecione a autorização marcada como pendente e clique em “Autorizar”;
  • Confirme que aceita autorizar clicando em “Realizar Validação”;
  • Clique em “Permitir” para que o app tenha acesso à câmera do aparelho celular;
  • Para confirmar a identidade preencha o campo com a informação solicitada perante o documento e clique em “Prosseguir”;
  • Leia atentamente as dicas para fazer a prova de vida do INSS;
  • O app fará a leitura das imagens do rosto do segurado. Siga os comandos de tela e o círculo começará a ficar verde;
  • A barra apresentada no inferior da tela irá indicar o tempo restante para concluir os movimentos faciais;
  • Terminado os movimentos adequadamente, a prova de vida do INSS estará concluída.
publicidade

Calendário da prova de vida

Vencimento da prova de vida Novo prazo
Março e Abril de 2020 Junho de 2021
Maio e Junho de 2020 Julho de 2021
Julho e Agosto de 2020 Agosto de 2021
Setembro e Outubro de 2020 Setembro de 2021
Novembro e Dezembro de 2020 Outubro de 2021
Janeiro e Fevereiro de 2021 Novembro de 2021
Março e Abril de 2021 Dezembro de 2021

 

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!