Concurso do INSS pode ter 10 mil vagas de emprego; quais as chances de acontecer?

O novo concurso do INSS tem sido um dos mais aguardados nesses últimos meses devido à sua grande quantidade de vagas ofertados. O órgão enviou ao Ministério da Economia à autorização para que o edital seja publicado com 10 mil vagas de emprego.

Concurso do INSS pode ter 10 mil vagas de emprego; quais as chances de acontecer?
Concurso do INSS pode ter 10 mil vagas de emprego; quais as chances de acontecer? (Imagem: Reprodução Portal FDR)

Concurso INSS

Concurso INSS: O que já se sabe sobre as 10 mil vagas de emprego para 2022?

As chances do concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) 2021 ofertar 10 mil vagas de emprego são grandes. Pois, como o próprio presidente do órgão, Leonardo Rolim, informou:

“De fato, nós precisamos contratar mais servidores. Ano passado, nós contratamos cerca de 3 mil temporários, que vão até o final desse ano, e vamos precisar sim fazer concurso para substituir esses funcionários e substituir também servidores que estão se aposentando. Nós estamos bem otimistas que teremos a autorização.”

A autorização que o INSS enviou ao Ministério da Economia no mês de maio, prevê um edital com mais de 10 mil para candidatos de nível médio e superior.

Os cargos serão de Analista do Seguro Social e Técnico do Seguro Social, com salário inicial que varia de R$ 5.447,79 a R$ 8.357,07.

A previsão é de que o concurso seja realizado no início do ano de 2022. Já que o contrato de trabalho dos funcionários, contratados em caráter temporário, vence no mês de dezembro deste ano, 2021.

O processo seletivo simplificado, que aconteceu em 2020, contratou 7,4 mil funcionários temporários. Desse total, apenas 2.928 foram contratados ficando nos seguintes cargos:

Seleção do concurso

As formas como o órgão seleciona seus funcionários é sempre a mesma. Ela tem duas etapas de seleção, de caráter eliminatório e classificatório, ambas às etapas são uma prova múltipla escolha. Confira:

Nelas são abordados os seguintes temas:

Sair da versão mobile