Concurso do INSS pode ter 10 mil vagas de emprego; quais as chances de acontecer?

O novo concurso do INSS tem sido um dos mais aguardados nesses últimos meses devido à sua grande quantidade de vagas ofertados. O órgão enviou ao Ministério da Economia à autorização para que o edital seja publicado com 10 mil vagas de emprego.

Concurso do INSS pode ter 10 mil vagas de emprego; quais as chances de acontecer?
Concurso do INSS pode ter 10 mil vagas de emprego; quais as chances de acontecer? (Imagem: Reprodução Portal FDR)

Concurso INSS

As chances do concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) 2021 ofertar 10 mil vagas de emprego são grandes. Pois, como o próprio presidente do órgão, Leonardo Rolim, informou:

“De fato, nós precisamos contratar mais servidores. Ano passado, nós contratamos cerca de 3 mil temporários, que vão até o final desse ano, e vamos precisar sim fazer concurso para substituir esses funcionários e substituir também servidores que estão se aposentando. Nós estamos bem otimistas que teremos a autorização.”

A autorização que o INSS enviou ao Ministério da Economia no mês de maio, prevê um edital com mais de 10 mil para candidatos de nível médio e superior.

Os cargos serão de Analista do Seguro Social e Técnico do Seguro Social, com salário inicial que varia de R$ 5.447,79 a R$ 8.357,07.

A previsão é de que o concurso seja realizado no início do ano de 2022. Já que o contrato de trabalho dos funcionários, contratados em caráter temporário, vence no mês de dezembro deste ano, 2021.

O processo seletivo simplificado, que aconteceu em 2020, contratou 7,4 mil funcionários temporários. Desse total, apenas 2.928 foram contratados ficando nos seguintes cargos:

  • 494 funcionários: aposentados de carreira do INSS – atuarão na análise de requerimentos;
  • 2.434 funcionários: militares inativos e aposentados das demais carreiras do serviço público federal – trabalharão no apoio operacional e no atendimento ao público.

Seleção do concurso

As formas como o órgão seleciona seus funcionários é sempre a mesma. Ela tem duas etapas de seleção, de caráter eliminatório e classificatório, ambas às etapas são uma prova múltipla escolha. Confira:

  • 50 questões de Conhecimentos Básicos;
  • 70 questões de Conhecimentos Específicos.

Nelas são abordados os seguintes temas:

  • Ética no Serviço Público;
  • Regime Jurídico Único;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática;
  • Seguridade Social;
  • Legislação Previdenciária;
  • Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência;
  • Serviço Social.