Pernambuco confirma flexibilização do comércio para Grande Recife

Nesta segunda, 14, entrou em vigor em Pernambuco novas medidas de restrição em decorrência do coronavírus. Como o cenário da pandemia é diferente em cada uma das regiões do estado, foi necessário separar as autorizações nas região Metropolitana de Recife, Zona da Mata e Agreste.

Pernambuco anuncia flexibilização do comércio para Grande Recife
Pernambuco anuncia flexibilização do comércio para Grande Recife (Imagem: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco)

Na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata, o comércio pode voltar a abrir nos próximos dois finais de semana, dias 19 e 20 e 26 e 27 de junho, até as 18h, se começarem a funcionar às 10h. 

Já o Agreste que estava com medidas mais restritivas, pode retomar as atividades do comércio também nos dias úteis.

Porém no Sertão, os 35 municípios das Gerências Regionais de Saúde (GERES) VI,X e XI, com sede em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada entram em quarentena rígida. O aumento nos pedidos de leitos de UTI nestes locais foi o que motivou esta decisão.

Somente atividades autorizadas no decreto poderão funcionar até o próximo dia 20. 

Na 4ª Macrorregião, no Sertão, que engloba o Vale do São Francisco e o Sertão de Sergipe do Araripipe, as atividades em geral permanecem com o esquema de abertura atual, de segunda a sexta até às 20h e fins de semana até às 18.

Para conferir todos os detalhes do decreto publicado no último sábado, 12, clique aqui.

O que pode funcionar em Pernambuco

  • Praias e calçadões

O decreto determina que as praias marítimas e fluviais, o que inclui os calçadões, não podem funcionar aos finais de semana e feriados, no Grande Recife e Zona da Mata. Já no Agreste, a proibição é válida para todos os dias.

  • Parques e Ciclofaixas

No Agreste os equipamentos como parques e ciclofaixas voltadas para lazer e recreação, não podem funcionar. Já no Grande Recife e Zona da Mata, a proibição é para os fins de semana e feriados. As ciclovias, como a Avenida Boa Viagem, podem funcionar.

  • Igrejas e templos

As igrejas e templos do Agreste podem abrir todos os dias, porém, somente para a realização de atividades administrativas, serviços sociais e celebrações religiosas com transmissão virtual, sem a presença do público.

Na Zona da Mata e Grande Recife, podem funcionar de segunda a sexta, das 5h às 20h. Aos fins de semana, os locais de culto não podem ter a presença de público.

Nas cidades do Sertão do Estado, as determinações para o funcionamento são as mesmas de Recife para os dias de semana. Já aos fins de semana, as igrejas podem abrir das 5h às 18.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.