Governo de SP divulga novo calendário de vacinação antecipado em 1 mês

Neste domingo, 13, o governador do Estado de São Paulo, João Doria, decidiu antecipar o calendário de vacinação contra a Covid-19 mais uma vez. Esta atitude irá contemplar todos os adultos fora dos grupos prioritários até o dia 15 de setembro com a primeira dose do imunizante.

Neste sentido, a vacinação para o público geral está prevista para começar na próxima quarta-feira, 16. A partir desta data, cerca de 1,2 milhão de pessoas com idade entre 50 a 59 devem ser imunizadas contra a doença. 

Outros grupos prioritários também terão o cronograma de vacinação antecipado. É o caso dos profissionais da educação e pessoas com deficiência permanente. Se comparado ao calendário anterior, a média de antecipação é de cerca de 15 dias para cada grupo ou faixa etária, chegando a um mês em determinados casos. 

A antecipação do calendário do Plano Estadual de Imunização (PEI) atingiu cerca de um milhão de pessoas com deficiência permanente na última quinta-feira, 10. Estas pessoas não faziam parte do grupo contemplado pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Na ocasião, 400 mil grávidas e puérperas sem comorbidades também puderam ser vacinadas. A idade mínima para a imunização de ambos os grupos é de 18 anos. 

“Todos os grupos de pessoas por idade, sem comorbidades, serão vacinados com 15 dias de antecedência em relação ao calendário apresentado anteriormente. São Paulo tem pressa e São Paulo vacina”, afirmou João Doria. 

Agora, com a nova medida, o Governo do Estado de São Paulo prevê a imunização de todos os paulistas com idade a partir de 18 anos até o mês de setembro deste ano.

Para que a previsão da vacinação seja cumprida, é preciso que o Ministério da Saúde respeite o cronograma de distribuição de doses da vacina. Somente assim será possível concluir o esquema vacinal não apenas em São Paulo, mas em todo o país. 

Calendário de vacinação no estado de SP

De acordo com o novo calendário, a imunização acontecerá na seguinte ordem:

  • 16 a 22 de junho: adultos com idade entre 50 a 59 anos;
  • 23 a 29 de junho: adultos com idade entre 43 a 49 anos;
  • 30 de junho a 14 de julho: adultos com idade entre 40 a 42 anos;
  • 15 de julho a 29 de julho: adultos com idade entre 35 a 39 anos;
  • 30 de julho a 15 de agosto: adultos com idade entre 30 a 34 anos;
  • 16 a 31 de agosto: adultos com idade entre 25 a 29 anos;
  • 1º a 15 de setembro: adultos com idade entre 18 a 24 anos.

É importante lembrar que para ser vacinado é preciso fazer o pré-cadastro no portal Vacina Já. O agendamento é recomendado para todos os grupos mencionados acima, além do que, é capaz de economizar em até 90% do tempo gasto no atendimento.

O formulário pode ser preenchido tanto pelo site quanto pelo WhatsApp. Para isso, basta entrar em contato com o número +55 11 95220-2923.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.