Duas opções de conta digital exclusiva para caminhoneiros; conheça tarifas e mais!

Pontos-chave
  • Os caminhoneiros possuem opções de contas digitais;
  • Essas contas facilitam as transações realizadas entre o trabalhador e sua contratante;
  • Algumas ofertam até crédito para compra do caminhão.

Com a FreteBras, plataforma digital destinada a quem faz transporte de cargas, e Trucker Pay, uma espécie de banco digital que procura facilitar transações feitas por frotistas. O movimento de fintechs que oferecem conta digital e apostam em mercados de nichos no país aumentou. 

Duas opções de conta digital exclusiva para caminhoneiros; conheça tarifas e mais!
Duas opções de conta digital exclusiva para caminhoneiros; conheça tarifas e mais! (Imagem: Reprodução/Caminhoes e Carreiras )

Veja logo abaixo mais informações sobre essas opções de contas digitais que possuem o intuito de facilitar pagamentos e empréstimos às transportadoras.  

FreteBras

A fintech garante o recebimento do saldo do frete para os caminhoneiros, o que evita o calote. Os motoristas que usarem o cartão atrelado à conta da FreteBras ganham 3% de cashback.

Já quem realiza a contratação do frete pode receber até 1% de cashback do valor dos pagamentos realizados pela plataforma.

Duas opções de conta digital exclusiva para caminhoneiros; conheça tarifas e mais!
Duas opções de conta digital exclusiva para caminhoneiros; conheça tarifas e mais! (Imagem: Reprodução/Exame)

A novidade integra uma estratégia que possui como intuito construir um vínculo financeiro com as transportadoras. Para as quais terá uma linha de 300 milhões de reais para capital de giro até o fim de 2021.

“Por termos um grande conhecimento histórico das empresas e seus volumes de fretes, somos capazes de oferecer taxas competitivas e acessos a linhas de crédito para empresas que possuem muita dificuldade de acessar esse serviço no mercado tradicional”, disse o chefe de soluções financeiras da FreteBras, Kauê Santos.

De acordo com a plataforma que foi criada em 2008, ela tem em torno de 500 mil caminhoneiros cadastrados e 12 mil empresas assinantes e processa R$48 bilhões em fretes.

Estas novidades foram divulgadas em meio a um cenário de crescimento de plataformas digitais direcionadas para mercados em que grande parte das transações financeiras ainda não evoluíram. 

É comum que o contratante realize uma parte do pagamento do frete adiantado ao caminhoneiro. O restante é pago na entrega do pedido.

Mas, os transportadores reclamam de forma frequente que esse valor não é pago no prazo determinado.

Conta digital na Trucker Pay

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) e seu braço financeiro criaram a fintech Trucker Pay. Um banco digital a fim de facilitar transações realizadas por frotistas, transportadoras e caminhoneiros, inclusive os autônomos, de todo o país. 

Através do aplicativo do banco, o cliente poderá efetuar o pagamento de gastos com abastecimento de combustível em postos, pedágio, serviços de manutenção e compra de peças em concessionárias e oficinas, refeições e outros produtos em locais conveniados.

A previsão também é de que futuramente será possível oferecer crédito para a compra de um caminhão ou para o seguro do veículo. Com o pagamento das prestações pelo Trucker Pay, e com juros inferiores aos de mercado, afirma Roberto Cortes, presidente da VWCO.

 “É uma forma de oferecer uma solução financeira em todo o ecossistema do transporte e promover a inserção digital dos caminhoneiros”, disse Cortes.

De acordo com ele, a conta digital estará disponível para, atualmente, 1,9 milhão de caminhoneiros que o Brasil possui, segundo dados da VW Caminhões e Ônibus. Assim como empresas de transporte, independente do uso ou não de veículos da marca. 

O diretor geral do Volkswagen Financial Services, Rodrigo Capuruço, diz que grande parte das 140 concessionárias da marca já aderiram ao Trucker Pay. Elas serão responsáveis pelo cadastramento de estabelecimentos que desejam atuar com o pagamento digital.

O uso do Trucker Pay se inicia quando a empresa distribui aos motoristas cartões virtuais com valores com o objetivo de bancar as despesas da viagem por meio de crédito oferecido pelo banco, com prazo de até 30 dias de pagamento.

A novidade também está disponível para autônomos. As taxas vão ser cobradas pelo uso do sistema; a adesão é gratuita.

Cashback no Trucker Pay

Outro benefício oferecido será a adoção do “cashback”, que devolve ao usuário parte dos valores gastos com o cartão virtual.

“Os bancos digitais e segmentados estão crescendo e ganhando cada vez mais clientes no Brasil. Analisando essa mudança de mercado e para trazer mais tecnologia e sinergia à operação do nosso ecossistema de negócios, decidimos lançar esse serviço pioneiro”, afirma Cortes.

Como se cadastrar no Trucker Pay

O cadastro no Trucker Pay pode ser realizado no site ou no aplicativo Trucker Pay (disponível nas lojas AppStore e PlayStore), sendo necessário os documentos de ordem pessoal para realizar o cadastro.

Para pessoa física (PF), é preciso comprovante de residência e CPF. Para pessoa jurídica (PJ), é necessário a carta CNPJ.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!