ENEM 2021: Passo a passo para realizar inscrições que começam este mês

O resultado dos pedidos de isenção da taxa do ENEM 2021 foi divulgado recentemente. Agora, os estudantes se preparam para o período de inscrições, que deve começar já no próximo dia 30 de junho.

ENEM 2021: Passo a passo para realizar inscrições que começam este mês
ENEM 2021: Passo a passo para realizar inscrições que começam este mês (Imagem/Reprodução: Foco no ENEM)

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro desse ano, dois domingos seguidos. Já as inscrições estarão disponíveis a partir do dia 30 de junho; confira agora como fazer.

Passo a passo para as inscrições do ENEM 2021

Confira abaixo todas as etapas de inscrição no exame:

  1. Acesse a Página do Participante;
  2. Na tela inicial a assistente virtual Nanda irá solicitar o CPF e a data de nascimento do participante. Após a inserção desses dados o estudante terá que começar a preencher a ficha com os demais dados pessoais, como número do RG, endereço, telefone de contato, e-mail, entre outros;
  3. O passo seguinte é a criação de uma senha (no mínimo seis e máximo dez cárteres). É com essa senha que o candidato irá acessar ao portal do ENEM e também se inscrever nos processos seletivos governamentais que usam a nota do exame.
  4. É também durante a inscrição que é possível solicitar o atendimento especial. Esse recurso é voltado aos estudantes que necessitam de provas adaptadas, por exemplo.
  5. Também na inscrição é que o candidato seleciona a Língua estrangeira que pretende responder na prova. E a cidade em que irá participar do exame.
  6. A próxima etapa será para inserir os dados do ensino médio;
  7. Por fim, o estudante precisa responder ao questionário socioeconômico. É por meio dele que o INEP e o MEC conhecem o público que participa do exame.
  8. Para quem faz parte do público pagante é necessário também a impressão do boleto de pagamento da taxa. A inscrição só é confirmada após o pagamento, em 2021 a taxa é de R$ 85.

Calendário do ENEM 2021

  • 9 de junho: Divulgação do resultado da justificativa de ausência e da lista de contemplados com a isenção;
  • 14 a 18 de junho: Período para recursos quanto a justificativa;
  • 25 de junho: Lista final das justificativas aceitas;
  • 30 de junho a 14 de julho: Período de inscrição;
  • 21 e 28 de novembro: Aplicação das provas do exame.

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR  e fique bem informado.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.