Vestibular da UFMS 2022 ganha calendário oficial; confira aqui!

As datas do PASSE e do Vestibular da UFMS 2022 foram divulgadas. As provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de dezembro. O calendário completo deve ser divulgado no edital lançado em agosto.

Vestibular da UFMS 2022 ganha calendário oficial; confira aqui!
Vestibular da UFMS 2022 ganha calendário oficial; confira aqui! (Imagem/Divulgação: UFMS)

O Programa de Avaliação Seriada Seletiva e o vestibular são duas das 9 formas de ingresso na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Os editais dessas seleções devem ser divulgados apenas em 3 de agosto, mas a data das provas já foi informada.

Quem for participar do vestibular fará as provas no dia 5 de dezembro; enquanto que os candidatos do PASSE farão no dia 12 do mesmo mês. As duas provas acontecerão das 8h às 13h.

Vestibular e PASSE da UFMS

Saiba agora como funcionam essas duas formas de ingresso na instituição.

  • Vestibular:

A prova é tradicionalmente objetiva, ou seja, com questões de múltipla escolha, 60 ao todo. A prova vale 120 pontos, 2 pontos cada questão, e é dividida igualmente em 15 questões para cada uma das seguintes disciplinas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Os vestibulandos também devem fazer uma redação, a avaliação dela é bem parecida com a de outros exames. São observadas a estrutura, a coesão e coerência, o uso da norma padrão e mais.

Os candidatos aos cursos de música ainda participam de uma prova de habilidades específicas.

  • Programa de Avaliação Seriada Seletiva:

No PASSE, o estudante é avaliado ao final de cada uma das séries do ensino médio, ou seja, ele faz três provas e não uma só. Pode parecer muito mais complicado, mas a ideia é justamente o contrário, facilitar o ingresso dos estudantes no ensino superior.

Isso porque, no PASSE os estudantes respondem as perguntas relativas apenas ao que foi estudado durante aquele ano e não mais o conteúdo completo do ensino médio como acontece no vestibular.

Para participar é necessário se inscrever na primeira etapa e fazer as três provas, apenas após a realização da terceira o resultado final é obtido.

A partir de 2020 a universidade passou a destinar 20% das suas vagas para estudantes que fizeram o PASSE.

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR  e fique bem informado.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.