Na última terça-feira (1º) o Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) divulgou a lista única de suplentes da CNH Social. Com isso, os candidatos têm mais uma oportunidade de conseguir a emissão ou classificação da Carteira Nacional de Trânsito de forma gratuita.
O processo seletivo da CNH Social do Espírito Santo contou com 59.064 inscrições. O programa disponibilizou vagas para a emissão da primeira habilitação e mudança de categoria. Na primeira situação é possível tirar a CNH para a categoria A (moto) e B (carro).
Quem já possui CNH podia concorrer a uma vaga para a mudança de categoria para a D ou E. Além disso, o programa CNH Social do ES dispõe da possibilidade de adicionar a categoria A e B para os motoristas já habilitados.
As inscrições ocorreram de forma online, por meio do site do Detan ES. O processo iniciou no dia 29 de março e terminou no dia 7 de abril. No dia 13 de abril foi divulgada a lista dos candidatos aprovados para a 1ª fase do programa.
Os selecionados tiveram até o dia 28 de abril para fazer a matrícula no site do Departamento de trânsito. Diante disso, aqueles que não realizaram a matrícula foram desclassificados tendo a vaga repassada para outro candidato da lista de espera.
Na última terça-feira (1º), O Detran-ES divulgou a lista de suplentes da CNH Social. A lista pode ser consultada no site do Departamento de Trânsito do ES na aba “CNH Social”. Essa lista será única e servirá para preencher as vagas remanescentes.
Foram convocados 373 candidatos que devem fazer a matrícula no site do Detran-ES até o dia 15 de junho. Para isso, basta acessar a página, selecionar a área do programa e clicar em “Matrícula on-line”. Você será direcionado para uma nova página, na qual deverá informar os dados pedidos.
Sendo assim, será necessário informar o número do CPF, o Número de Identificação Social (NIS), o nome completo e a data de nascimento. Nas recomendações do site é pedido que ao preencher o nome não coloque acentuação.
CNH Social
A CNH Social é um programa aderido por vários Estados e é voltado para os cidadãos que estão em situação de vulnerabilidade social. A ideia é que com a iniciativa seja possível contribuir para o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho.
Diante disso, a CNH Social ou CNH Popular faz parte das políticas públicas adotadas pelos Estados para combater a desigualdade social. Com a Carteira é possível ter um campo maior de possibilidades nas vagas de emprego.