Vacina de profissionais de educação com 49 anos ou mais começa no RJ

O município do Rio de Janeiro inicia nesta segunda-feira (24), a aplicação da vacina de profissionais de educação. Neste momento irão receber as doses os trabalhadores com 49 anos ou mais, da rede pública e privada de ensino.

Vacina de profissionais de educação com 49 anos ou mais começa no RJ
Vacina de profissionais de educação com 49 anos ou mais começa no RJ (Imagem: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

A aplicação da vacina de profissionais de educação já havia iniciado no dia 26 de abril, porém, o Supremo Tribunal Federal (STF) exigiu a suspensão. De acordo com o órgão, a antecipação da imunização desse grupo vai contra ao determinado no Programa Nacional de Imunização (PNI).

Dessa maneira, no dia 7 de maio a aplicação da vacina de profissionais de educação foi suspensa e retorna nesta segunda-feira (24). Agora a prefeitura acredita que não haverá outra interferência do STF.

De acordo com o município do Rio de Janeiro há doses suficientes para a imunização das pessoas com comorbidades e com deficiência priorizada pelo PNI. Dessa maneira, será possível prosseguir com a aplicação da vacina de profissionais de educação.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os profissionais da educação da rede pública acima de 50 anos já receberam a primeira dose. Os trabalhadores da área que exercem a função na rede privada e que tem mais de 52 anos também já tiveram a aplicação da primeira vacina.

Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro definiu uma nova fase para a aplicação da vacina de profissionais de educação. É importante lembrar que a vacinação contra a Covid-19 vai além dos professores. Dessa maneira, também estão sendo incluídas:

Calendário de vacinação dos professores no RJ

Para receber a dose da vacina da Covid-19 é necessário comprovar a atividade, por meio de contracheque ou declaração comprovando o vínculo empregatício. A cada dia será imunizado um grupo diferente:

Nesta segunda, a Secretaria Municipal de Saúde também começa a vacinar as pessoas em situação de rua, a população privada de liberdade e os funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.

Além disso, a vacinação das pessoas com comorbidades e deficiências permanentes se estende até o sábado (29).

YouTube video player
Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile