Calendário do FIES para segundo semestre de 2021; confira aqui!

Aqueles que desejam ingressar em uma faculdade privada devem estar atentos ao prazo do Fies. Para que assim não deixe de fazer sua inscrição para sua tão sonhada vaga na universidade.

Calendário do FIES para segundo semestre de 2021; confira aqui!
Calendário do FIES para segundo semestre de 2021; confira aqui! (Montagem / FDR)

O Fies é um programa de financiamento estudantil para aqueles que desejam ingressar no ensino superior em universidades privadas.

O programa hoje, possui duas categorias: a primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. 

A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

O Fies proporciona aos candidatos o financiamento das mensalidades de instituições privadas de ensino superior.

Neste ano, por conta do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2020, o programa deve usar as notas das edições da prova de 2012 até 2019 para selecionar os participantes.

De acordo com o MEC, vão ser disponibilizados cerca de R$500 milhões para os financiamentos do primeiro semestre.

Quem pode participar do Fies?

Para se inscrever é preciso que o estudante tenha participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir do ano de 2010.

Além disso, é preciso que tenha obtido ao menos 450 pontos na média das cinco provas do exame, além de nota superior a zero na redação do Enem.

Quem não pode se inscrever?

Estudantes pré-selecionados no Fies 2020/2, na edição regular, que ainda estão em processo de contratação do financiamento. 

Isso acontece também para aqueles que já são beneficiados pelo programa ou foram beneficiados e não fez o pagamento da sua dívida.

Calendário do Fies 2021.2 

  • 27 a 30 de julho – Período de inscrição;
  • 3 de agosto – Resultado dos pré-selecionados em chamada única;
  • 4 a 6 de agosto – Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única.
Lista de Espera
  • 4 a 31 de agosto – Período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera.
Vagas remanescentes
  • 8 a 10 de setembro – primeiro período de inscrição para candidatos não matriculados e matriculados;
  • 27 a 29 de outubro – segundo período de inscrição somente para candidatos matriculados.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.