Nesta terça, 18, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) comunicou que está desenvolvendo um plano para cumprir a ordem do STF (Supremo Tribunal Federal) de realizar a pesquisa do Censo Demográfico 2022. A pesquisa que estava prevista inicialmente para este ano, acabou cancelada após o corte no orçamento feito pelo governo federal.
O projeto, de acordo com o instituto, vai listar os recursos necessários que precisam ser repassados ao IBGE ainda este ano, para que a pesquisa seja realizada no prazo ordenado pelo STF.
“A prioridade, agora, é fechar a proposta, já que há necessidade urgente de recomposição do orçamento para conclusão de etapas preparatórias essenciais ao longo de 2021”, disse o instituto.
O IBGE enfatizou que, após a finalização do plano de trabalho, as reuniões com as áreas técnicas, consultiva e operacional serão retomadas para determinar “as melhores condições e o período adequado para realização do Censo em 2022”.
O Censo Demográfico deve ser realizado a cada dez anos, segundo a lei. A última pesquisa foi feita em 2010. Sendo assim, ela deveria ter sido realizada no ano passado, porém, em decorrência da pandemia, acabou adiada.
Com isso, a pesquisa foi remarcada para o segundo semestre deste ano e dois concursos públicos para contratação de pessoal já estavam em andamento. Foi aí que o governo federal decidiu cortar cerca de 95% do orçamento previsto para o Censo.
Os candidatos que se inscreveram para o processo seletivo do Censo 2021 ainda não sabem o que será feito com relação a eles.
O cancelamento da pesquisa chegou ao STF através de uma ação do governo do Maranhão que alegou que a falta do estudo sobre o perfil da população traria impactos na repartição de receitas tributárias, além de danos para as estatísticas do Brasil. O governo estadual disse também que a não realização da pesquisa fere a Constituição.
IBGE está pronto
Eduardo Rios, novo presidente do IBGE, disse que o instituto tem condição de realizar o Censo ainda este ano, se tivesse os recursos necessários.
“O projeto do Censo Demográfico está pronto e estamos preparados para sua realização em 2021”, disse Rios.