Caixa Tem: Passo a passo para fazer DOC e PIX na poupança

O auxílio emergencial foi criado pelo Governo Federal em 2020 para amenizar os impactos causados pela pandemia da Covid-19. Contudo, a disponibilização dos valores resultou em aglomerações nas agências bancárias, motivo que levou a Caixa Econômica Federal (CEF) a criar o Caixa Tem

Caixa Tem: Passo a passo para fazer DOC e PIX na poupança
Caixa Tem: Passo a passo para fazer DOC e PIX na poupança. (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Caixa Tem consiste em um aplicativo criado para gerenciar as contas poupanças sociais digitais abertas automaticamente na titularidade de cada beneficiário.

Tendo em vista a agilidade na viabilização do benefício através deste formato, a Caixa Econômica decidiu otimizar os pagamentos exclusivamente por essa plataforma. 

Portanto, recebem o benefício pelo Caixa Tem os beneficiários aprovados pelo site e aplicativo do auxílio emergencial, bem como os cidadãos inscritos no programa de transferência de renda, Bolsa Família. O aplicativo oferece algumas ferramentas e serviços gratuitos para os beneficiários. 

Através do Caixa Tem é possível pagar boletos mediante a sincronização da câmera do celular junto ao aplicativo para escanear o código de barras do boleto. Também há a alternativa de colar o número do código de barras para concluir o procedimento. 

Os usuários também podem realizar compras utilizando o saldo do auxílio emergencial depositado na conta poupança social digital do Caixa Tem. Para isso, ele pode recorrer ao uso do cartão de débito virtual, gerando um código de proteção com validade de apenas alguns minutos.

Também é possível fazer o pagamento mediante a leitura do QR Code emitido pelo estabelecimento comercial.

Por fim, as principais ferramentas vinculadas a uma conta bancária também podem ser utilizadas pelo Caixa Tem. É o caso do TED, DOC e da recém lançada, chave PIX. 

Transferência por TED ou DOC

Para transferir valores via TED ou DOC, o usuário deve fornecer alguns dados correspondentes à pessoa que receberá a transferência. Ou seja, é preciso informar o nome completo, número do CPF, agência e conta corrente com dígito ou poupança do destinatário. Em seguida, basta indicar o valor que deseja enviar e concluir a transação.

Transferência por PIX no Caixa Tem

No caso do PIX, basta que o cliente do Caixa Tem indique a chave de segurança do receptor. Esta chave pode ser o número do telefone celular, CPF, e-mail ou uma sequência aleatória de números e letras gerada no aplicativo no mesmo instante. 

Conforme mencionado, a conta poupança social digital gerenciada pelo aplicativo Caixa Tem foi aberta automaticamente na titularidade de cada beneficiário aprovado no auxílio emergencial ainda em 2020. A Caixa Econômica ainda informou que manterá as contas ativas mesmo com o término do benefício. 

A decisão foi tomada em virtude das vantagens e benefícios provenientes da oferta do aplicativo, uma vez que evita a ida dos usuários até as agências bancárias.

Além do que, o Governo Federal decidiu otimizar o pagamento de outros benefícios como o seguro-desemprego, abono salarial do PIS/Pasep e FGTS através do Caixa Tem.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.