Grávidas ganham NOVAS regras no trabalho durante a pandemia; o que muda?

Governo federal sanciona lei para a autorização do home office para mulheres grávidas. Nessa quinta-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro oficializou, por meio do Diário Oficial da União, a Lei 14.151 que modifica o regime de trabalho para gestantes. A medida já está em vigor e pode resultar no afastamento da funcionária.

Grávidas ganham NOVAS regras no trabalho durante a pandemia; o que muda? (Imagem: Lopes & Castelo Sociedade de Advogados)
Grávidas ganham NOVAS regras no trabalho durante a pandemia; o que muda? (Imagem: Lopes & Castelo Sociedade de Advogados)

Novas modificações nas leis trabalhistas brasileiras. Diante da permanência do novo coronavírus, o governo federal passou a permitir que as mulheres grávidas trabalhassem em sistema home office. A medida objetiva reduzir os riscos de contaminação pela covid e passou a ter validade imediata.

O salário será reduzido?

De acordo com o texto o empregador passa a ter a obrigação de ausentar sua funcionária da empresa, mas não pode reduzir o seu salário. Desse modo, a gestante fica à disposição para exercer as atividades em sua casa, através do teletrabalho, trabalho remoto ou outro meio onde não haja necessidade de seu deslocamento.

Quanto tempo posso ficar afastada?

A proposta determina que o home office deve durar até enquanto durar o período de calamidade pública decorrente a permanência do novo coronavírus.

Caso o seu patrão desrespeite o decreto, poderá responder judicialmente ficando sujeito a concessão de danos morais.

Detalhes do projeto

De autoria da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), o projeto foi fundamentado por meio da PL 3.932/2020. A senadora Nilda Gondim, relatora da pasta, explicou que diante da falta de previsão para o fim da pandemia e com o crescimento absurdo no número de mortos é preciso priorizar a saúde daquelas que estão em processo de gestação.

A parlamentar reforçou que nesse momento há grandes riscos de contaminação pela covid-19, que podem resultar em dificuldades na gravidez e até mesmo perda do bebê ou falecimento de sua mãe.

Para ela, as empregadas gestantes “necessitam de cuidados especiais para a preservação de sua saúde e precisam adotar todas as medidas possíveis para a proteção da vida que carrega“.

Vacinação para grávidas

É importante ressaltar que neste momento o ministério da saúde vem convocando o grupo de gestantes para a vacinação contra o novo coronavírus.

A aplicação das doses já ocorre em diversos estados, iniciada em maio, deve perdurar até o mês de junho.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.