Prova de vida do INSS: Passo a passo para fazer usando o caixa eletrônico

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam realizar anualmente a prova de vida para assegurar a manutenção do pagamento dos benefícios previdenciários. Contudo, desde o mês de março do ano passado o procedimento deixou de ser obrigatório em virtude da pandemia da Covid-19. 

Prova de vida do INSS: Passo a passo para fazer usando o caixa eletrônico
Prova de vida do INSS: Passo a passo para fazer usando o caixa eletrônico. (Imagem: FDR)

A prova de vida, ou como também é conhecida, “renovação de senha” ou “fé de vida”, consiste em um procedimento obrigatório para todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os quais recebem os benefícios por conta corrente, poupança ou cartão magnético. 

Originalmente, o procedimento requer que o segurado compareça a uma das agências do banco responsável pelo pagamento do benefício, ou então, basta realizar o processo através de uma procuração.

Conforme mencionado anteriormente, a prova de vida é de extrema importância para evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Para saber quando o procedimento precisa ser realizado, basta entrar em contato com a instituição bancária para ser informado.

Novo método da prova de vida

No entanto, diante do cenário atual surgiu um novo meio para realizar a prova de vida, que é através do recadastramento da senha até o dia 31 de maio. No entanto, os segurados que desejarem podem se dirigir pessoalmente até uma das agências bancárias pagadoras do benefício para realizarem o procedimento. Até então, 6,5 milhões de pessoas já fizeram a comprovação em 2021. 

Na situação específica dos segurados que possuem o cadastramento da biometria, basta se direcionarem a um caixa eletrônico e executar uma transação qualquer, pois será automaticamente considerada como prova de vida.

Os demais, devem procurar a instituição munidos de documento de identidade original com foto e CPF.

Além do mais, os correntistas do Banco do Brasil podem realizar a prova de vida através do aplicativo do banco para celular. No geral, o cronograma para realização do procedimento será organizado com base no prazo de renovação, ou seja, na data de vencimento da senha cadastrada.

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo portal Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135. 

Veja a seguir como será realizada a prova de vida nas principais instituições bancárias:

Caixa Econômica Federal

Os clientes da Caixa Econômica que possuem biometria podem prosseguir com a operação diretamente nos caixas eletrônicos, através de saques. Este procedimento será considerado como prova de vida. A instituição não oferece o serviço por celular. 

Banco do Brasil 

Os clientes do Banco do Brasil podem realizar a prova de vida pelo aplicativo do banco desde o dia 5 de março. A instituição também tem se empenhado para disponibilizar outros meios aos clientes que recebem os benefícios previdenciários com cartão magnético. 

Para realizar o procedimento por celular, basta acessar o aplicativo e selecionar o campo “Serviços”, seguido de “INSS”. Nesta página o usuário ainda encontrará outro botão, o da “Prova de vida do INSS”. Ao clicar nele, será solicitado uma foto frente e verso da identidade. 

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.