A vacinação da Covid-19 atingirá um novo grupo em Porto Alegre. A Prefeitura Municipal comunicou na última terça-feira (11), a imunização de pessoas com 35 anos de idade ou mais que possuem algum tipo de comorbidade.
Este grupo será contemplado pela primeira dose no cronograma de vacinação da Covid-19 a partir de hoje, 12. O município preparou 33 unidades de saúde, além de 21 farmácias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde, tenda no estacionamento externo do Bourbon Country e drive-thru da PUCRS.
Os pontos de vacinação mencionados estão devidamente organizados para receber os cidadãos de Porto Alegre. No que compete ao horário de funcionamento, haverá variações entre uma localidade e outra. Observe:
- Unidades de saúde: 08h às 17h;
- Farmácias: 09h às 17h, com exceção da Panvel do Iguatemi que funciona à partir das 10h;
- Tenda do estacionamento Bourbon Country: 09h às 17h;
- Drive-thru da PUCRS: 09h às 17h.
A vacinação da Covid-19 está autorizada para pessoas com 35 anos de idade que possuem alguma das comorbidades a seguir:
- Diabetes;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão arterial;
- Doenças cardiovasculares;
- Doença cerebrovascular;
- Doença renal crônica;
- Imunossuprimidos;
- Hemoglobinopatias graves;
- Obesidade mórbida;
- Cirrose Hepática.
Estas pessoas devem apresentar documento de identidade original com foto, além do original e cópia da seguinte documentação: laudo médico, atestado, prescrição de medicamento ou exame.
No caso específico das gestantes, é necessário ter em mãos a carteirinha de acompanhamento do pré-natal no ato da vacinação.
A vacinação da Covid-19 em Porto Alegre segue com a imunização de pessoas com alguma deficiência inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Além de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com Síndrome de Down, trabalhadores de apoio ao sistema de saúde com idade superior a 18 anos que não receberam a primeira dose da vacina e pessoas com HIV/Aids.
A Secretaria Municipal de Saúde também reforçou que os munícipes que receberam a primeira dose da AstraZeneca/Oxford há mais de 12 semanas, podem se dirigir a uma das unidades de saúde como Santa Cecília, Santa Marta, Modelo e IAPI. A conclusão do esquema vacinal também está disponível no estacionamento externo do Bourbon Country e no drive-thru da PUCRS.
Contudo, seguindo a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Prefeitura de Porto Alegre foi uma das que decidiu suspender a imunização de gestantes e puérperas com a vacina da AstraZeneca/Oxford.
No geral, a vacinação da Covid-19 em Porto Alegre foi retomada nesta terça-feira, 11, após o município receber uma nova remessa de imunizantes. O cronograma precisou ser interrompido após o esgotamento das doses.