UFRJ vai fechar! Reitoria ameaça suspender atividades após bloqueio de verbas

Ensino público é ameaçado por falta de orçamento. Nesta quarta-feira (12), o vice-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) deve anunciar os planos da instituição que corre o risco de fechar as portas a partir do mês de julho. O centro teve mais de 18% de seus recursos cancelados pelo governo federal, podendo não garantir o andamento de suas atividades.

UFRJ vai fechar! Reitoria ameaça suspender atividades após bloqueio de verbas (Foto Túlio Mello-G1)
UFRJ vai fechar! Reitoria ameaça suspender atividades após bloqueio de verbas (Foto Túlio Mello-G1)

Considerada a maior universidade federal do país, a UFRJ deve fechar suas portas. A decisão será tomada mediante os cortes orçamentários anunciados pelo governo federal ao longo das últimas semanas.

Com a aprovação da LDO para 2021, o MEC reduziu em mais de 37% os investimentos dos centros de ensino.

Pronunciamento da UFRJ

Vice-reitor da UFRJ, Carlos Frederico Leão Rocha, informou, em entrevista ao portal G1, que “não dá para manter” o funcionamento das atividades. De acordo com ele, só há dinheiro em caixa para que o centro funcione até o mês de junho, o que significa sua paralização em julho.

“Desde 2013, o orçamento das universidades vem sendo radicalmente cortado. O orçamento discricionário aprovado pela Lei Orçamentária para a UFRJ em 2021 é 38% daquele empenhado em 2012. Quando se soma o bloqueio de 18,4% do orçamento aprovado, como anunciado pelo governo, seu funcionamento ficará inviabilizado a partir de julho”, diz o texto emitido pela instituição.

Corte é superior a R$ 31 milhões por mês

De acordo com o balanço anunciado pela assessoria da UFRJ, a universidade teve uma queda de R$ 340 milhões no seu orçamento ao longo dos últimos 10 anos.

O valor normalmente é utilizado para sanar gastos referentes aos pagamentos de água, luz, segurança, estrutura física das unidades, alimentação e alojamento de alunos.

Além disso, há ainda os repasses obrigatórios, como a liberação dos salários dos professores e demais servidores. Há despesas referentes as bolsas de pesquisa para programas de mestrado e doutorado, concessão de auxílios para os alunos de baixa renda e mais.

“Nós, da administração, vamos manter a universidade aberta até o último recurso. Não há nenhuma intenção de fechar a universidade, mas estamos alertando que, com esse orçamento, pode não ser possível. Chega um momento que tem um limite e esse limite vai depender, inclusive, da solidez financeira dos nossos fornecedores,” informou o vice reitor.

A instituição fará uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (12) para anunciar mais detalhes de sua decisão.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.