Enem NÃO vai acontecer em 2021? Aplicação do exame está fora das metas do Inep

Publicação recente do INEP deixa em dúvida se a aplicação do ENEM acontece esse ano ou não. O planejamento anual do órgão prevê apenas a preparação para a realização do exame.

Enem NÃO vai acontecer em 2021? Aplicação do exame está fora das metas do Inep
Enem NÃO vai acontecer em 2021? Aplicação do exame está fora das metas do Inep (Imagem/Reprodução: Caio Rocha/Framephoto/Estadão Conteúdo)

Na última terça-feira, 11, uma publicação do Diário Oficial da União (DOU) deixou os leitores, principalmente os vestibulandos, com certa dúvida.

Na publicação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a suas metas para o ano de 2021. No entanto a aplicação do ENEM não consta no documento.

Não tem ENEM 2021?

Entenda melhor o que está acontecendo. No planejamento anual o INEP precisa divulgar todas as ações previstas para serem realizadas pelo instituto até 31 de dezembro de 2021.

Confira abaixo o que consta na Portaria nº 196, de 10 de maio de 2021 sobre o ENEM 2021:

  • Metas globais: Planejamento e preparação técnica do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • Indicador: Percentual de planejamento e preparação técnica do exame;
  • Meta prevista: 100%.

Isso quer dizer que o Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 tem o planejamento previsto para esse ano, mas a sua aplicação não consta no edital.

Vale lembrar que a edição de 2020 foi aplicada apenas nesse ano, por conta da pandemia. Nessa mesma edição o planejamento divulgado no início de 2020 foi diferente, confira:

  • Metas Globais: Exame Nacional do Ensino Médio
  • Número de Exames realizados: 1.

Posteriormente o planejamento foi retificado, já que o exame não foi aplicado naquele ano.

Ou seja, isso quer dizer que o ENEM de 2021 pode ter o calendário alterado também. É possível que ele não seja aplicado nesse ano, mas seja estendido para o próximo.

Isenção no ENEM 2021

Mesmo que o exista a possibilidade de aplicação do exame apenas no próximo ano, os estudantes precisam ficar atentos as datas próximas. Isso porque a solicitação da taxa de inscrição começa já na próxima segunda-feira, 17.

O processo de isenção vai acontecer seguindo as datas abaixo:

  • 17 a 28 de maio: Período para justificativa de ausência no Enem 2020 e solicitação de isenção;
  • 09 de junho: resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa;
  • 14 a 18 de junho: recurso sobre a justificativa de ausência e o pedido de isenção da taxa de inscrição;
  • 25 de junho: resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.