A empresa Consultoria de Negócios, Falconi, abriu as inscrições para vagas de estágio exclusivas para negros ou pardos autodeclarados e que sejam estudantes de algum curso de graduação. As oportunidades são para estagiar na cidade de São Paulo.
Programa de estágio
O programa Jovem Falconi Diversa é uma iniciativa da empresa de consultorias de negócios, Falconi. Ele foi criado com o objetivo de incluir mais pessoas negras no ramo corporativo.
Pois, como o membro do Comitê de Diversidade e gerente de produtos da Falconi, Rafael Santos, disse: ” como empresa entendemos que aumentar a representatividade de pessoas negras no mercado de trabalho formal é nossa responsabilidade.”
Às vagas são para atuar na cidade de São Paulo, porém, à princípio os jovens irão trabalhar em regime home office. Umas das responsabilidades dos estagiários será de: aprender na prática como atuar em projetos reais, sempre com o apoio e ao lado dos consultores experientes.
As inscrições estão abertas e são feitas no site do JovemFalconi. O programa está previsto para iniciar em julho de 2021.
Quem pode participar?
Confira os requisitos para participar do programa:
- Candidatos negros ou pardos autodeclarados;
- Cursando qualquer curso de graduação com formação prevista entre junho de 2022 a julho de 2023;
- Disponibilidade para residir na cidade de São Paulo.
Benefícios:
- Bolsa-auxílio;
- Bolsa de estágio adicional no primeiro mês;
- Incentivo para estudo da língua inglesa;
- Plano de saúde;
- Plano odontológico integral;
- Vale-refeição;
- Vale-transporte;
- Seguro de vida;
- Convênio com academias;
- Mentoria com acompanhamento mensal de consultores experientes.
Etapas de seleção
O processo seletivo será dividido em três etapas, sendo:
- Inscrições: Dados cadastrais e questionário socioeconômico;
- Testes on-line: Fit Cultural, lógica, inglês (não eliminatório) e vídeo entrevista;
- Entrevista on-line: entrevista individuais com os gestores da empresa.
População negra no mercado de trabalho
Segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 56% da população declaram-se negros ou pardos e, a grande maioria enfrenta dificuldades para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho.
Algumas empresas, como a própria Falconi, Ben Jerry’s e a Ambev são as pioneiras em abrir oportunidades exclusivas para à população negra. Essa é uma ação que, embora ainda esteja no início, pode mudar à realidade brasileira.