O que é Investidor Anjo? Conheça a modalidade e veja como você pode se tornar um!

Você já ouviu falar do termo Investidor Anjo? Ele se refere a pessoas que investem em startups em seus primeiros passos de desenvolvimento. O investidor anjo recebe um percentual de retomo de seu investimento no novo negócio. Saiba mais!

O que é Investidor Anjo? Conheça a modalidade e veja como você pode se tornar um!
O que é Investidor Anjo? Conheça a modalidade e veja como você pode se tornar um! (Imagem: Lukas/Pexels)

A origem do termo é dos Estados Unidos no começo do século passado. Naquele tempo os investidores pagavam as produções da Broadway e participavam do retorno financeiro ou, assumiam os riscos de perda.

Investidor Anjo investem como pessoa física 

Estes investidores são pessoas físicas que apostam nas startups que consideram lucrativas. É preciso analisar com cautela a idéia do negócio para conferir a viabilidade do investimento.

Estes investimentos vem de profissionais, empreendedores e executivos que acreditam em empresas iniciantes.

Quem são os primeiros a investir em um negócio?

Nos EUA, os investidores anjos são chamados como 3 Fs: Family, Friends and Fools. Já  que são os investidores que mais apostam em empresas iniciantes, os familiares e demais pessoas próximas e pessoas que foram persuadidas a investir.

As startups em crescimento passam por diversas rodadas de investimento para começar a crescer de forma rápida. Por conta disso, o investidor anjo está presente nestas rodadas  para garantir sua participação no negócio.

O valor da empresa cresce a cada rodada de investimentos e isso valoriza o próprio investimento do anjo. Deste jeito a empresa vai se destacando e conquistando mais espaço no mercado. 

Isto chama a atenção de grandes corporações para a marca, o que pode resultar em fusão ou compra, o que aumenta a rentabilidade do investidor e do criador da startup.

Apenas para empresas enxutas 

O principal conceito do Investidor Anjo é apostar em empresas enxutas, ou seja, empresas pequenas que oferecem um produto ou serviço considerado inovador e escalável.

Valor do investimento 

O investimento fica em torno de R$50 mil e R$500 mil, mas não há uma regra, ou seja, esse valor pode variar da forma que o investidor preferir. Como contrapartida é normal  que o investidor receba entre 5 e 15% do percentual da startup.

Onde encontrar startups?

  • Eventos de DemoDay de startups
  • LinkedIn
  • Sites com essa finalidade

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.