ESTAS são as cidades que estão com a vacinação da COVID-19 suspensas!

Até o momento, 18 cidades brasileiras estão com a vacinação da COVID-19 suspensas. A paralisação da aplicação do imunizante é diviso à falta de doses da CoronaVac. Há municípios que estão com falta de estoque para a das duas doses ou só para a 2ª.

ESTAS são as cidades que estão com a vacinação da COVID-19 suspensas!
ESTAS são as cidades que estão com a vacinação da COVID-19 suspensas! (Imagem: divulgação/Instituto Butantan)

Dez capitais brasileiras tiveram que paralisar a 2ª dose da vacinação da COVID-19, devido à falta de doses da CoronaVac. A suspensão foi anunciada nesta quinta-feira (6). Algumas delas também precisaram parar a aplicação da 1ª dose, pelo mesmo problema. São elas:

  • Aracaju – falta primeira e segunda dose;
  • Belo Horizonte;
  • Campo Grande – falta primeira e segunda dose;;
  • Maceió – falta primeira e segunda dose;;
  • Natal – falta primeira e segunda dose;;
  • Porto Alegre,
  • Porto Velho – falta primeira e segunda dose;;
  • Salvador – falta primeira e segunda dose;;
  • Recife – falta primeira e segunda dose;;
  • Teresina – falta primeira e segunda dose.

Como é possível perceber, apenas Belo Horizonte e Por Alegre estão com problemas apenas com a 2ª dose. A paralisação é resultado da recomendação do atual ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que pediu que todas as doses fossem aplicadas, sem fazer estoque paar a 2ª dose.

Para piorar a situação, o Instituto Butantan anunciou que a distribuição de novas doses da CoronaVac será reduzida. De acordo com o Instituto, será recebida menos matéria-prima para a fabricação do imunizante.

Sobre o assunto, o diretor do Butantan, Dimas Covas, afirmou que o problema é a falta de acordo entre o Governo Federal e a China. É importante lembrar que o páis é responsável pelo envio de insumos.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, disse que a dificuldade na vacinação da COVID-19 é devido às declarações polêmicas feitas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Bolsonaro sugeriu que o coronavírus foi criado em laboratório. Em defesa dessa tese, afirmou que até agora ninguém comprovou o contrário. Sobre isso, deu a entender que a China faz uma guerra biológica, com o intuito de crescer economicamente.

Ao falar sobre essa possível guerra biológica, o chefe do Executivo perguntou aos telespectadores: “Qual país cresceu o Produto Interno Bruto durante a pandemia de Covid?” Porém, não citou nomes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.