Conservador, moderado ou agressivo? Saiba que tipo de investidor você é!

Para quem deseja entrar na área de investimentos, conhecer o próprio perfil é um dos primeiros passos a serem tomados. Com isso, ficará mais fácil de saber quais aplicações são as mais indicadas. Descubra qual dos perfis de investidor se enquadra aos seus objetivos — entre conservador, moderado ou agressivo.

Conservador, moderado ou agressivo? Saiba que tipo de investidor você é!
Conservador, moderado ou agressivo? Saiba que tipo de investidor você é! (Imagem: Lukas/Pexels)

A Comissão de Valores Mobiliários, responsável por regulamentar a área de investimentos, exige a classificação de perfil. Sendo assim, as instituições financeiras devem oferecer aos clientes produtos de investimento ideais aos perfis.

Por conta disso, diversas instituições financeiras, que disponibilizam produtos de investimentos, realizam uma análise de perfil de investidor. Nesta avaliação, será possível entender quais riscos o cliente estaria disposto a assumir na área de investimentos.

De forma geral, conhecer o perfil de investidor facilitará na escolha da carteira de investimentos mais adequada. Vale ressaltar que, conforme a pessoa ganha mais experiência na área, o perfil pode ter mudanças.

Entenda cada tipo e investidor: conservador, moderado ou agressivo

De acordo com a Associação Brasileira das Entidade dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) define que há de três grandes tipos de perfil de investidor: conservador, moderado ou agressivo/arrojado. Cada categoria é definida conforme a tolerância a riscos.

O perfil conservador indica o investidor que busca segurança no momento de realizar as aplicações. Se refere a quem possui mais aversão ao risco, com a preferência de investimento em produtos com o nenhum ou baixo risco. Este perfil tende a ser utilizado por quem está começando a investir.

De forma geral, este perfil se enquadra ao investidor que busca ter ganhos com o menor risco possível, mesmo que a decisão resulte em uma menor rentabilidade. Para este perfil, os investimentos de renda fixa possuem mais relação.

O perfil moderado se refere a quem prefere segurança, mas já apresenta tolerância a riscos de longo prazo. Dependendo da situação, este perfil opta por investimentos de risco médio. Quem está presente neste perfil busca equilibrar a versatilidade com o risco.

Este perfil tende a investir em renda fixa, com mais segurança, mas ainda em outras opções, como fundos multimercados de médio risco e ações, por exemplo.

Já o perfil agressivo (ou arrojado) indica quem está disposto a assumir riscos para obter maior rentabilidade. Estes investidores entendem que o mercado apresenta oscilações, mas pode ter maior estabilidade em médio e longo prazos.

Em geral, a carteira de investimentos deste perfil costuma apresentar mais aplicações de renda variável, como fundos de ações, por exemplo. Por mais eu seja arrojado, é recomendado que este perfil mantenha uma reserva de emergência para imprevistos.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.