Contestei negativa do Bolsa Família, onde posso consultar resultado?

Brasileiros com inclusão no Bolsa Família negada podem realizar pedido de contestação. O governo federal acaba de encerrar a liberação da primeira mensalidade de extensão do auxílio emergencial pelo BF. No entanto, aqueles que ficaram de fora da folha orçamentária devem ficar atentos, pois há novas chances de entrar nos programas. Acompanhe.

Contestei negativa do Bolsa Família, onde posso consultar resultado? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Contestei negativa do Bolsa Família, onde posso consultar resultado? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A concessão do auxílio emergencial em 2021 tem sido considerada como um grande motivo para inclusão de parte significativa da população de baixa renda no Bolsa Família. No entanto, nem todos que passaram a solicitar o benefício tiveram seus pedidos aceitos. Para quem recebeu a negativa o governo concede a chance de contestação.

Como posso tentar uma nova entrada no Bolsa Família?

Para pedir a revisão e nova chance no BF o cidadão deve se conectar ao site da Dataprev. Ao abrir a página, clique na aba de consulta e passe a informar seus dados de identificação pessoal: CPF, nome completo, nome da sua mãe e data de nascimento.

Feito isso, clique para que haja uma busca em seu perfil. Recebendo a mensagem negativa, será exibido o ícone ‘solicitar contestação’, selecione-o. Você deverá responder à pergunta que objetiva confirmar o interesse de sua revisão. Clique em ok e aguarde para que seu processo seja enviado.

Feito isso, guarde o comprovante da solicitação e espere o resultado. Normalmente o governo concede suas respostas entre 15 e 30 dias.

Recentemente, mais de 200 mil brasileiros passaram a ser inclusos no programa após o pedido de contestação. Tendo em vista o início da concessão da segunda mensalidade, a análise deverá ser efetivada até o próximo dia 18.

Calendário do auxílio emergencial para inscritos no Bolsa Família

Dígito final NIS Depósito
NIS final 1 16 de abril 18 de maio 17 de junho 19 de julho
NIS final 2 19 de abril 19 de maio 17 de junho 19 de julho
NIS final 3 20 de abril 20 de maio 21 de junho 21 de julho
NIS final 4 22 de abril 21 de maio 22 de junho 22 de julho
NIS final 5 23 de abril 24 de maio 23 de junho 23 de julho
NIS final 6 26 de abril 25 de maio 24 de junho 26 de julho
NIS final 7 27 de abril 26 de maio 25 de junho 27 de julho
NIS final 8 28 de abril 27 de maio 28 de junho 28 de julho
NIS final 9 29 de abril 28 de maio 29 de junho 29 de julho
NIS final 0 30 de abril 31 de maio 30 de junho 30 de julho

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.