No Espírito Santo, o comércio nos municípios classificados como alto risco para o contágio do coronavírus, estão com o horário de funcionamento ampliado em decorrência do Dia das Mães que acontece neste domingo, 9. Entenda.
De acordo com o anúncio do governador Renato Casagrande, as 56 cidades classificadas como risco alto podem ter as lojas de rua e de shoppings abertas de segunda a sexta das 10h às 20h, e no sábado de 8h às 18h.
Segundo Casagrande, estes novos horários foram definidos por conta do Dia Das Mães ser uma das datas mais lucrativas para o comércio que já sofre com as medidas de restrição contra a Covid-19.
“O Dia das Mães é importante para todos nós não só pela questão sentimental e cultural que se estabeleceu do encontro entre as famílias, mas também temos uma atividade de comércio muito intensa na semana que antecede o Dia das Mães. Devido a isso, mudaremos excepcionalmente o horário de funcionamento de comércio, tanto de rua como nos shoppings. No sábado o horário é diferenciado porque a demanda de transporte público é menor”, disse o governador.
Casagrande, porém, ressaltou a importância das medidas de prevenção contra o coronavírus e que elas devem continuar senso seguidas. Ele pediu que a população mantenha o uso de máscara, evite aglomerações e usem álcool em gel.
O governador aproveitou a ocasião para anunciar a chegada de mais vacinas ao longo desta semana.
Quarentena no Espírito Santo
Casagrande comemorou a eficácia das medidas de isolamento social no estado afirmando que de acordo com um estudo, 875 vidas foram salvas em decorrência das medidas aplicadas.
Mapa de Risco do Espírito Santo
O 53º Mapa de risco do Espírito Santo, que vale até o próximo dia 9 de maio, possui 56 municípios considerados de risco alto e 22 em risco moderado.
Diferente do documento da semana passada, o novo mapa não tem nenhuma cidade classificada como risco extremo e em risco baixo.
A Região Metropolitana (Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha, Viana, Fundão e Guarapari) pertence classificada como risco alto.