Saque aniversário liberado! Nascidos em maio já podem receber FGTS

Desta segunda-feira, 3, em diante, está liberado o saque aniversário do FGTS para os nascidos no mês de maio. Estes trabalhadores têm até o dia 30 de junho para obter o benefício. 

O saque aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é a modalidade criada pela Caixa Econômica Federal (CEF) que permite ao trabalhador retirar uma parte do saldo presente no Fundo de Garantia. 

Através do aplicativo do FGTS, o trabalhador tem a oportunidade de optar entre o saque rescisão e o saque aniversário. O saque rescisão do FGTS é aquele em que o trabalhador retira integralmente o valor depositado na poupança em respectiva titularidade. 

No entanto, o saque rescisão pode ser feito apenas em caso de demissão sem justa causa. Lembrando que neste caso o trabalhador também tem direito a receber uma multa de 40% sobre o valor total depositado, o qual deve ser pago diretamente pelo empregador em até dez dias após a demissão. 

Por outro lado, o saque aniversário do FGTS permite a retirada de até 50% do valor total uma vez ao ano, sempre no mês de aniversário. Portanto, os aniversariantes do mês de maio que desejam obter o benefício ainda em 2021, devem efetivar a adesão até o dia 31 de maio. 

O saque aniversário do FGTS pode ser efetuado em até 30 dias após o mês-base, neste caso, até o dia 30 de junho. Lembrando que esta modalidade retira o direito do trabalhador ao saque rescisão, mesmo se o trabalhador for demitido sem justa causa. 

A opção por esta modalidade pode ser feita pelos seguintes canais:

Calendário do saque aniversário do FGTS

Mês de aniversário Início do pagamento Data limite para saque
Janeiro 4 de janeiro 31 de março
Fevereiro 1º de fevereiro 30 de abril
Março 1º de março 31 de maio
Abril 1º de abril 30 de junho
Maio 3 de maio 31 de julho
Junho 1º de junho 31 de agosto
Julho 1º de julho 30 de setembro
Agosto 2 de agosto 31 de outubro
Setembro 1º de setembro 30 de novembro
Outubro 1º de outubro 31 de dezembro
Novembro 1º de novembro 31 de janeiro de 2022
Dezembro 1º de dezembro 28 de fevereiro de 2022

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.