Vacina em SP para transplantados, doentes renais e ESTES profissionais começa em maio

Nesta terça-feira, 20, o Governo de São Paulo anunciou que dará início à aplicação da vacina da Covid-19 em pessoas com Síndrome de Down, pacientes que passaram por cirurgias de transplante, e problemas renais em diálise. Os grupos mencionados passarão a ser imunizados a partir do dia 10 de maio.

Vacina em SP para transplantados, doentes renais e ESTES profissionais começa em maio
Vacina em SP para transplantados, doentes renais e ESTES profissionais começa em maio. (Imagem: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO)

O comunicado foi feito durante uma coletiva de imprensa, na onde foi declarada a intenção de a vacina atingir cerca de 120 mil componentes deste grupo. Na oportunidade, também foi informada a vacinação em motoristas e cobradores de ônibus da rede municipal e intermunicipal do dia 18 de maio em diante.

Para este grupo, a expectativa de aplicação da vacina é para contemplar até 165 mil pessoas.

Em meio a todas as medidas referentes à campanha de vacinação da Covid-19, o Estado de São Paulo também decidiu antecipar a aplicação da vacina em idosos com idade igual ou superior a 64 anos a partir desta quinta-feira, 23.

A previsão é para que, aproximadamente, 420 mil idosos nesta faixa etária sejam imunizados. Lembrando que a data original de vacinação deste grupo estava marcada apenas para o dia 29 de abril, na próxima semana. 

A medida que dispõe sobre a priorização de pessoas com Síndrome de Down, pacientes transplantados e com problemas renais consiste em uma recomendação feita diretamente pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

“Lembramos que esse é um grupo prioritário das comorbidades, por isso nós decidimos abrir essas faixas etárias. O Programa Nacional de Imunização [PNI] coloca como sendo um grupo prioritário dentro das comorbidades”, declarou a responsável pela Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado de São Paulo. 

Na última segunda-feira, 19, o Governo de João Dória (PSDB), já havia feito um comunicado sobre a aplicação da vacina em operadores de trens, independentemente da idade. Bem como dos colaboradores que atuam em contato diretamente com o público, especialmente com idade superior a 47 anos. 

Hoje, 21, as doses da vacina serão destinadas aos idosos entre 65 e 64 anos de idade. Antes disso, o Estado já havia comunicado sobre a antecipação da vacinação de idosos entre 63 e 64 anos de idade do dia 29 de abril em diante. Enquanto o grupo com 60 a 62 anos poderá ser imunizado a partir do dia 6 de maio. 

No geral, o cumprimento do cronograma de acordo com o planejado depende apenas da distribuição da vacina Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Por fim, é preciso ressaltar a necessidade de realizar um pré-cadastro que pode ser feito diretamente pelo WhatsApp. Basta que o cidadão preencha um formulário ao enviar uma mensagem para o seguinte número: (11) 95220-2923.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.