O que acontece com quem perde o prazo de matrícula no SISU?

O período de matrículas dos estudantes selecionados no SiSU termina na próxima sexta-feira, 23. Durante esse período também é possível se inscrever na lista de espera do programa.

O que acontece com quem perde o prazo de matrícula no SISU?
O que acontece com quem perde o prazo de matrícula no SISU? (Imagem: Reprodução/ Junior Lago/UOL)

Com oferta de 209.190 mil vagas em 5.685 mil cursos, os estudantes contemplados pelo Sistema de Seleção Unificada do primeiro semestre têm até manhã, 23, para se matricular.

Amanhã também se encerra o período para manifestar interesse em participar da lista de espera do programa.

Perdi a matrícula do SiSU e agora?

Sabe a lista de espera do Sistema de Seleção Unificada? Então, quando um estudante que foi convocado na chamada regular não faz a sua matrícula, ele perde o direito a ela e sua vaga volta ao sistema para ser preenchida pelos candidatos da lista de espera.

No edital da seleção o Ministério da Educação afirma que:

“É de responsabilidade do CANDIDATO a observância dos prazos e procedimentos estabelecidos neste Edital, na Portaria Normativa MEC nº 18, de 2012, quando for o caso, na Portaria Normativa MEC nº 21, de 2012, e demais normas pertinentes ao SiSU, bem como o acompanhamento de eventuais alterações por meio da página do SiSU na internet, no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br, ou pela Central de Atendimento do MEC (0800 616161)”.

Ou seja, é necessário ficar atento aos prazos, para não perder os seus direitos. Caso você perca o período de matrícula a única alternativa é esperar a próxima seleção, ou participar de outras seleções para ingresso no ensino superior.

Como fazer a matrícula do SiSU?

Quem foi aprovado deve buscar informações sobre os procedimentos de matrícula da instituição em que vai estudar.

Isso porque essa etapa é geralmente presencial e acontece de diretamente na instituição. Mas, por conta da pandemia, diversos protocolos estão sendo adotados, incluindo a matrícula virtual.

Outra questão a ser observada na instituição é quanto aos documentos exigidos nessa etapa, que podem aumentar. Nos editais e no portal do Sistema de Seleção Unificada conta a seguinte relação de documentos de matrícula:

  • Documento original com foto;
  • CPF;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Histórico escolar;
  • Título de eleitor (quando maior de 18 anos);
  • Comprovante de reservista do Exército (quando homem);
  • Certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência.

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Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.