Meu INSS: Como criar login e acessar conta no site ou aplicativo?

O serviço do Meu INSS que é ofertado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pode ser usado pelos aposentados e pensionistas. Já que a plataforma reúne diversos serviços e facilita o dia a dia de quem precisa.

Meu INSS: Como criar login e acessar conta no site ou aplicativo?
Meu INSS: Como criar login e acessar conta no site ou aplicativo? (Imagem: Montagem/FDR)

Por meio dele, o contribuinte pode acessar as informações completas sobre a sua vida como trabalhador, para isso basta acessar a opção Extrato Previdenciário (CNIS).

Há também a opção de baixar esse extrato em pdf para facilitar a visualização e para tê-lo sempre que precisar.

Serviços disponíveis pelo Meu INSS

  • Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
  • Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
  • Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário)
  • Acesso ao extrato de empréstimo consignado
  • Acesso ao extrato de imposto de renda
  • Acesso à carta de concessão do benefício
  • Agendamento e resultado de perícia médica
  • Consulta à revisão do benefício
  • Pedido de recurso de benefício por incapacidade
  • Pedido de cessação de benefício por óbito
  • Cadastro ou renovação de representante legal
  • Atualização de dados cadastrais do beneficiário
  • Solicitação de exclusão de empréstimo consignado
  • Cadastro de pensão alimentícia
  • Cálculo de contribuição em atraso,emissão e ou cálculo de GPS
  • Atualização de dados cadastrais 

Como criar login no site ou app?

  • Para login é necessário realizar um cadastro no site do Gov.br;
  • Primeiro acesse o Portal de Contas únicas de acesso do Governo;
  • Clique em “Crie sua conta Gov.Br”;
  • Selecione uma das opções de cadastro disponíveis e preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
  • Crie uma senha pessoal segura.

Como recuperar a senha?

Para acessar o site e o Aplicativo Meu INSS, o usuário vai utilizar a mesma senha. Sendo assim, em caso de atualização, é preciso registrar a nova senha cadastrada.

Caso tenha esquecido sua senha do Meu INSS, é possível recuperá-la por e-mail ou SMS (mensagem de celular). 

Além disso, o segurado pode responder as perguntas sobre a sua vida previdenciária. Para isso é só clicar em “Esqueci minha senha” e selecionar recuperar pelas perguntas.

Recuperando a senha do Meu INSS com o e-mail

O usuário será direcionado para o GOV.BR e deve colocar o seu CPF e clicar em “Esqueci minha senha”. Preencha o código para prosseguir com a alteração.

Em seguida responda novamente o reCAPTCHA e clique em Enviar Código, você receberá no seu e-mail cadastrado um código para recuperação da sua senha do Meu INSS. Volte no aplicativo e insira o código para confirmar a mudança e fazer a nova senha.

Recuperando a senha com SMS 

Outra forma para poder recuperar sua senha do Meu INSS por mensagem no seu celular, o SMS.

Vale lembrar que essa opção só será válida se você informou o seu número de celular ao realizar o cadastro e se esse número estiver atualizado.