Vice-presidentes renunciam cargo no Banco do Brasil; minha conta será afetada?

Nesta terça-feira (13), dois vice-presidentes renunciam cargo no Banco do Brasil (BB). Esta foi a primeira mudança no alto escalão da instituição financeira após a posse do novo presidente, Fausto Ribeiro, há uma semana. Os substitutos já foram escolhidos.

Vice-presidentes renunciam cargo no Banco do Brasil; minha conta será afetada?
Vice-presidentes renunciam cargo no Banco do Brasil; minha conta será afetada? (Imagem: Divulgação/BB)

Carlos José da Costa André deixa cargo de vice-presidente de Finanças e relações com Investidores a partir do dia 26 de abril. A renúncia será por motivo de aposentadoria.

Mauro Ribeiro Neto renuncia ao cargo de vice-presidente corporativo a partir do dia 30 de abril. O executivo alegou que a saída seria por motivos pessoais.

Conforme o fato relevante divulgado à Comissão de Valores Mobiliários (CMV), foram indicados para substituir André e Neto, respectivamente, José Ricardo Forni, atual diretor de Suprimentos, Infraestrutura e Patrimônio; e Ênio Mathias Ferreira, diretor de Governo.

Mesmo com as indicações, os nomes ainda precisam ser aprovados em instâncias internas de governança para a efetivação dos respectivos cargos.

Apesar deste anúncio no Banco do Brasil, a conta dos clientes não será afetada diretamente. As alterações se referem ao processo interno de operação da instituição financeira.

Vice-presidentes renunciam cargo no Banco do Brasil em meio à posse de novo presidente

A renúncia dos dois vice-presidentes segue uma sequência de mudanças internas no Banco do Brasil. No dia 2 de abril, o presidente Jair Bolsonaro confirmou Fausto de Andrade Ribeiro como novo presidente-executivo do BB.

A alteração na presidência da instituição financeira aconteceu após um conflito entre Bolsonaro e o antecessor, André Brandão. O desgaste havia sido por conta dos planos de fechamento de agências. Em janeiro deste ano, Brandão tinha anunciado o fechamento de 112 agências do BB.

Além disso, o plano incluía o desligamento de mais de 5 mil funcionários.
A mudança de cargo na presidência resultou na renúncia de dois membros do conselho, Hélio Magalhães e José Guimarães Monforte.

A renúncia ocorre após ambos, terem alegado que o novo nome indicado para a presidência do BB atende aos requisitos legais, mas não possui experiência em gestão para o cargo, segundo informado pelo G1.

Em uma carta enviada pelo novo presidente do Banco do Brasil no dia 5, Fausto de Andrade Ribeiro indica o compromisso de oferecer os retornos adequados aos acionistas e de agir de forma alinhada às diretrizes do governo federal.

Conta do BB será afetada com as mudanças?

A resposta é não. Embora hajam mudanças frequentes no comando do Banco do Brasil, todos os correntistas não serão afetados. Podem haver alterações futuras sobre o funcionamento do banco, mas o público principal não deve sentir os impactos no seu bolso.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.