FIES 2021: Último dia para você ser convocado na lista de espera

Hoje, quarta-feira (14), será divulgado a última lista dos estudantes classificados na lista de espera do FIES 2021. Essa seleção é destinada aos candidatos que não foram aprovados na primeira chamada da seleção do programa. A próxima etapa é completar a inscrição.

FIES 2021: Último dia para você ser convocado na lista de espera
FIES 2021: Último dia para você ser convocado na lista de espera (Imagem: Reprodução Portal FDR)

Seleção FIES 2021

A primeira seleção do ano de 2021 do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), aconteceu entre os dias 26 a 29 de janeiro. A lista da primeira e única chamada dos candidatos foi divulgado no dia 3 de fevereiro.

Os candidatos que não foram selecionados, automaticamente foram classificados para à lista de espera. A vaga que não foi ocupada pelo participante aprovado retorna para o sistema, e passa para o candidato da lista de espera, conforme a classificação.

Essa lista de espera está sendo divulgada desde o dia 4 de fevereiro. Hoje, quarta-feira (14), é o último dia que à lista será atualizada no site do Novo Fies. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar sua inscrição no prazo de três dias úteis.

O próximo passo será de procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), da instituição de ensino escolhida, para analisar à documentação. O estudante terá o prazo de até cinco dias para completar essa etapa.

A Comissão da universidade tem até dez dias para fazer à analise da documentação. Após obter a resposta, o estudante deve procurar alguma agência da Caixa Econômica Federal para validar o contrato.

FIES 2021

Apenas nesta edição do primeiro semestre de 2021, o Fies abriu 93 mil vagas de bolsas de financiamento. Sendo 40 mil vagas para 24.844 cursos de graduação, distribuídas 1.461 instituições privada de ensino superior no país.

Os cursos participantes do FIES precisam ser presencias com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para participar os candidatos precisavam ter renda de até três salários mínimos por pessoa e ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 a 2019, com pontuação mínima de 450 e não ter zerado na redação.

Essa primeira seleção aconteceu no mês de janeiro, a nota do Enem de 2020 foi divulgada somente em março de 2021. Por isso, os candidatos não puderam usar a nota do Enem de 2020.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!