Consulta para saber se foi aprovado no auxílio emergencial 2021; passo a passo

Período para consulta do auxílio emergencial ainda está em aberto. Os brasileiros que estão em dúvida se terão ou não direito ao benefício devem ficar atentos. Para otimizar o procedimento de fiscalização, o governo federal vem disponibilizando plataformas digitais de checagem. O procedimento é gratuito e solicita o número do CPF para a identificação. Acompanhe.

Consulta para saber se foi aprovado no auxílio emergencial 2021; passo a passo (Imagem: FDR)
Consulta para saber se foi aprovado no auxílio emergencial 2021; passo a passo (Imagem: FDR)

Se você deseja saber se será ou não um contemplado do auxílio emergencial, saiba que não é preciso ir até uma agencia da Caixa. Tendo em vista os riscos de contágio pela covid-19, o governo federal criou plataformas de consulta inteiramente digitais. Há duas formas de se informar, pelo site ou por aplicativo.

Consulta do auxílio emergencial no site

Quem quiser fazer a consulta pelo computador é simples. Basta se conectar ao link https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/ e preencher o formulário de identificação. Os dados que devem ser repassados são:

  • Número do CPF do titular contemplado
  • Nome completo do titular contemplado
  • Data de nascimento do titular contemplado
  • Nome completo de sua mãe.

Uma vez repassadas as informações, clique em ‘não sou um robô’ e depois em ‘confirmar’. O site irá gerar uma pergunta teste, basta responder e selecionar a opção ‘avançar.’ Pronto, agora é só aguardar e verificar o resultado que será exibido na tela em questão se segundos.

Consulta pelo celular via aplicativo

No caso daqueles que desejarem ter acesso às informações pelo telefone é simples. Primeiro, instale o aplicativo ‘Caixa auxílio emergencial’ no seu dispositivo. Ele está disponível na loja de apps do seu aparelho e é totalmente gratuito.

Com a ferramenta baixada, abra sua tela inicial e selecione a opção ‘acompanhe seu benefício’. Depois, informe o número do seu CPF; nome completo; nome da mãe; data de nascimento e marque a opção “não sou um robô”.

Por fim, aguarde o período de validação e em instantes a tela exibirá o resultado da sua consulta.

Período de contestação

Para quem teve o benefício negado, a Caixa Econômica Federal e o governo federal deram a possibilidades de contestação até ontem, dia 12 de abril.

Agora, resta aguardar o resultado fazendo a consulta nos meios informados. Caso sejam aprovados, o banco deve criar um novo calendário para incluir esse grupo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.