Saque calamidade do FGTS está disponível para moradores DESTA cidade no RJ

No Rio de Janeiro, moradores que tiveram danos com as fortes enchentes de 2020 têm permissão para retiradas no FGTS. Na última semana, a Caixa Econômica Federal (CEF) informou que estará concedendo os pagamentos do saque calamidade para a população do município de Três Rios. O benefício deverá ser solicitado sob cadastramento prévio.

Saque calamidade do FGTS está disponível para moradores DESTA cidade no RJ (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Saque calamidade do FGTS está disponível para moradores DESTA cidade no RJ (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Além da pandemia do novo coronavírus, uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos moradores de Três Rios (RJ) foram as enchentes de dezembro de 2020.

Parte significativa da população tiveram suas casas alagadas, gerando uma série de danos e prejuízos financeiros. Desse modo, a Caixa Econômica estará permitindo saques pelo FGTS.

Saque calamidade do FGTS

Trata-se de uma modalidade concedida legalmente pelo governo federal para o cidadão que tiver sido vítima de algum desastre natural. Incêndios, enchentes ou demais desastres que danifiquem suas casas ou negócios permitem que o titular retire valores de seu Fundo de Garantia.

O pagamento pode ser feito tanto integralmente como parcialmente. Para isso, o cidadão deve se conectar em seu aplicativo do FGTS e verificar o total de saldo acumulado em sua conta. O procedimento é simples, basta informar o número do CPF e senha de acesso.

A Caixa reforça que a retirada pode ser feita não somente das contas ativas (trabalhos atuais), quanto também do acumulado nas contas inativas (trabalhos passados). Desse modo, basta somar o valor que deseja receber e solicitar, sob aceitação prévia do governo, a retirada.

Como fazer o saque?

Para quem mora em Três Rios o banco vem solicitando que o cidadão deve dar entrada, até o dia 15 deste mês, no medido. A sinalização de interesse pode ser feita diretamente em uma agencia da Caixa Econômica, sob a apresentação de um documento oficial com foto, ou por meio do próprio aplicativo do FGTS.

A prefeitura reforçou ainda que só terá acesso ao benefício que estiver devidamente cadastrado no sistema da Secretaria de Promoção Social e pela Defesa Civil. O procedimento foi feito ainda no início deste ano e não terá um novo período de abertura.

Para mais informações sobre as modalidades de saque do FGTS acompanhe nossa página exclusiva do fundo de garantia.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.