Saque calamidade do FGTS está disponível para moradores DESTA cidade no RJ

No Rio de Janeiro, moradores que tiveram danos com as fortes enchentes de 2020 têm permissão para retiradas no FGTS. Na última semana, a Caixa Econômica Federal (CEF) informou que estará concedendo os pagamentos do saque calamidade para a população do município de Três Rios. O benefício deverá ser solicitado sob cadastramento prévio.

Saque calamidade do FGTS está disponível para moradores DESTA cidade no RJ (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Saque calamidade do FGTS está disponível para moradores DESTA cidade no RJ (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Além da pandemia do novo coronavírus, uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos moradores de Três Rios (RJ) foram as enchentes de dezembro de 2020.

Parte significativa da população tiveram suas casas alagadas, gerando uma série de danos e prejuízos financeiros. Desse modo, a Caixa Econômica estará permitindo saques pelo FGTS.

Saque calamidade do FGTS

Trata-se de uma modalidade concedida legalmente pelo governo federal para o cidadão que tiver sido vítima de algum desastre natural. Incêndios, enchentes ou demais desastres que danifiquem suas casas ou negócios permitem que o titular retire valores de seu Fundo de Garantia.

O pagamento pode ser feito tanto integralmente como parcialmente. Para isso, o cidadão deve se conectar em seu aplicativo do FGTS e verificar o total de saldo acumulado em sua conta. O procedimento é simples, basta informar o número do CPF e senha de acesso.

A Caixa reforça que a retirada pode ser feita não somente das contas ativas (trabalhos atuais), quanto também do acumulado nas contas inativas (trabalhos passados). Desse modo, basta somar o valor que deseja receber e solicitar, sob aceitação prévia do governo, a retirada.

Como fazer o saque?

Para quem mora em Três Rios o banco vem solicitando que o cidadão deve dar entrada, até o dia 15 deste mês, no medido. A sinalização de interesse pode ser feita diretamente em uma agencia da Caixa Econômica, sob a apresentação de um documento oficial com foto, ou por meio do próprio aplicativo do FGTS.

A prefeitura reforçou ainda que só terá acesso ao benefício que estiver devidamente cadastrado no sistema da Secretaria de Promoção Social e pela Defesa Civil. O procedimento foi feito ainda no início deste ano e não terá um novo período de abertura.

Para mais informações sobre as modalidades de saque do FGTS acompanhe nossa página exclusiva do fundo de garantia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.