Já estão abertas as inscrições para o SiSU 2021. Mas é provável que muitos estudantes ainda tenham diversas dúvidas quanto à seleção. Entenda agora o que é necessário para participar da seleção.
Com o Sistema de Seleção Unificada os estudantes têm acesso a vagas em universidades e institutos públicos de todo o país.
Justamente por isso é chamado de unificada, já que reúne diversas vagas em um só lugar.
O que preciso para participar do SiSU 2021?
A primeira coisa necessária é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio 2020, já que é com ele que as seleções serão feitas.
O candidato também não pode ter zerado a redação do exame, nem ter participado como treineiro.
Além disso, é necessário ter uma Conta gov.br. Aquela mesma usada para inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio. É com ela que os candidatos têm acesso ao sistema.
Lembrando que essa conta foi criada com a função de permitir o acesso a diversos serviços digitais, entre eles o ENEM e o SiSU.
SiSU 2021
Ao todo, mais de 209 mil vagas estão sendo ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada do primeiro semestre do ano. A maior parte das instituições que oferece as vagas são federais.
Muitas universidades e institutos decidiram não aderir ao sistema no primeiro semestre por conta do calendário da seleção, afetado pela pandemia.
Confira abaixo as datas importantes do processo seletivo do primeiro semestre:
- Inscrições: De 06 a 09 de abril
- Resultado da 1º chamada: 13 de abril
- Período de matrícula dos estudantes convocados na 1ª chamada: 14 a 19 de abril
- Participação na lista de espera do SiSU: De13 a 19 de abril
- Convocação dos aprovados na lista de espera: 23 de abril
Mudança no SiSU 2021
Assim como aconteceu no ano passo, nesse ano ao se inscrever, o estudante será inserido direto nas listas de inscritos dos dois cursos selecionados.
Anteriormente ele era inserido apenas na primeira opção, e era dessa primeira opção de curso que a nota de corte era calculada. Mas em 2021 ele terá uma classificação “fantasma”.
Por exemplo, se a primeira opção de curso é fisioterapia e a segunda enfermagem, ele será inserido na lista dos dois cursos.
Caso seja aprovado em fisioterapia, ele sai da lista de inscritos em enfermagem, mas isso acontece apenas após a conclusão as inscrições.
Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR .