Nesta sexta-feira (26), vence a terceira e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 no Rio de Janeiro para os veículos com final de placa 2. Os prazos de vencimento do IPVA 2021 variam de acordo com o número final da placa do veículo.
No Rio de Janeiro, o calendário de vencimento do IPVA de 2021 depende do número final da placa do veículo. O pagamento da terceira e última parcela acontece até o dia 9 de abril, para os veículos com placas finalizadas em 9.
O pagamento do imposto pode ser feito por meio do boleto bancário. Este documento está disponível no portal do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda e no site do Banco Bradesco.
Para obter a Guia de Regularização de Débitos (GRD), o contribuinte deve informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O pagamento deste documento pode ser realizado em qualquer agência bancária.
Desde 2019, esta guia apresenta somente o valor referente ao IPVA. A GRD não inclui outras taxas devidas ao Detran-RJ, como a de emissão anual do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Calendário de vencimento do IPVA 2021 no Rio de Janeiro
- Placa final 0 — 21 de janeiro; 22 de fevereiro; 24 de março
- Placa final 1 — 22 de janeiro; 23 de fevereiro; 25 de março
- Placa final 2 — 25 de janeiro; 24 de fevereiro; 26 de março
- Placa final 3 — 26 de janeiro; 25 de fevereiro; 29 de março
- Placa final 4 — 27 de janeiro; 26 de fevereiro; 30 de março
- Placa final 5 — 28 de janeiro; 1 de março; 5 de abril
- Placa final 6 — 29 de janeiro; 2 de março; 6 de abril
- Placa final 7 — 1 de fevereiro; 3 de março; 7 de abril
- Placa final 8 — 2 de fevereiro; 4 de março; 8 de abril
- Placa final 9 — 3 de fevereiro; 5 de março; 9 de abril
Cálculo do imposto no Rio de Janeiro
O IPVA é estipulado com base nos preços de mercado dos veículos calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A esses preços são aplicadas as alíquotas do imposto previstas em lei: 4% para carros flex, 2% para motos e 1,5% para carros movidos a GNV.
O IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação tributária do Rio de Janeiro. No ano passado, o imposto rendeu cerca de R$ 2,7 bilhões para os cofres públicos. Este tributo possui grande importância para a sustentação das políticas públicas estaduais.