Os maiores traders do Brasil – e o que se pode aprender com eles

Conheça alguns dos maiores profissionais brasileiros da área e veja o que eles têm a ensinar sobre seu sucesso.

Os maiores traders do Brasil – e o que se pode aprender com eles
Os maiores traders do Brasil – e o que se pode aprender com eles (Imagem: Pixabay)

Muita gente pode encarar o trading como algo recente, ainda pouco explorado ou conhecido, mas a verdade é que essa modalidade de negócios já está entre nós há vários anos, e não é pouca gente que transformou o modelo em modo de vida.

Há diversas fontes para se aprofundar no assunto, como, por exemplo, através dos especialistas do tradingnobrasil.com, onde você pode consultar as opiniões de Corretores e Consultores de Traders sobre as principais operadoras do mercado. Além de conteúdo audiovisual, e-books e podcasts que podem ser encontrados em diversas plataformas da internet.

Como não existe nada melhor do que o exemplo para ilustrar determinado ponto, resolvemos falar um pouco sobre alguns dos maiores traders brasileiros da atualidade. E, talvez mais importante do que isso, sobre as técnicas, conhecimentos e valores que os levaram onde eles estão hoje – o topo.

Conhecimento via experiência

Para muitos, a simples ideia do trading ainda é um tanto nebulosa – afinal, é um mero investimento de ações, é uma das famigeradas “apostas” no mercado ou ainda outra coisa?. Podemos resumir, em palavras simples, que o trading nada mais é do que o investimento a curtíssimo prazo – geralmente envolvendo movimentações no mesmo dia e, em alguns casos, em poucos minutos.

Daí já podemos extrair a primeira característica da operação: agilidade. Mas antes de falar sobre isso, vale a pena conhecer alguns cases de sucesso dentro do segmento de investimentos.

Eduardo Ramos é um dos primeiros nomes que merece ser citado. O paulistano tem histórico na área de investimentos desde a década de 1990, quando trabalhava como auditor da Receita Federal e se interessou pela área dos investimentos.

Pouco mais de 20 anos depois, ele é um dos líderes em trade no Brasil e se tornou referência depois de participar de uma série de competições ao redor do mundo, aparecendo sempre nos maiores rankings de liquidez de investimentos e retornos.

Falando em competições, o próximo da lista é Fabrício Stagliano, cuja carreira é especialmente interessante porque, diferente de Ramos, que já estava na área financeira, trabalhava como lavador de carros – eis aí mais uma lição: qualquer um pode investir, basta procurar entender como isso funciona antes de começar.

O caminho não foi simples, mas com persistência, dedicação e uma estratégia bem definida (assim como objetivos) o investidor se tornou referência, a ponto de ser entrevistado para a televisão e se tornar celebridade do nicho nas redes sociais.

Por fim, não há como concluir qualquer lista de traders de sucesso no Brasil sem incluir o mais bem-sucedido de todos até o momento, o gaúcho Josué Ramos.

Conhecido pelos lucros na casa do milhão a cada ano em diversos fronts de atuação, o empresário é o player mais valioso de todo o universo trading brasileiro, e tem lições valiosas para ensinar, sendo que as mais importantes de todas são a disciplina e o estudo.

As lições deixadas

Não existe fórmula pronta para se tornar um trader de sucesso – seja um investidor em trading esportivo, seja um day trader dos mais dinâmicos.

A área de atuação é ampla, mas as lições são parecidas em todos os casos, e valem tanto para os que apenas almejam entrar no mercado como para os veteranos que sentem falta de uma mudança positiva de ares.

O primeiro ponto a se preocupar no setor de trading, por isso mesmo, é aquele que mais é negligenciado: o controle no fluxo de caixa. Saber quanto se tem e quanto se pode arriscar é a dica número um de qualquer profissional, que sabe que, sendo dinâmico e muitas vezes imprevisível (por mais preparado que se esteja), o primeiro objetivo do investidor deve ser suportar eventuais perdas sem comprometer o projeto como um todo.

Em termos simples, significa não arriscar mais do que se pode perder. Aí entra também o ponto da disciplina, uma vez que a tentação de colocar mais dinheiro para “corrigir” um resultado ruim pode terminar em catástrofe, como há exemplos na mídia para quem quiser ver.

Mas se não existe fórmula pronta, como fazer sucesso? Novamente, vale olhar os exemplos dos brasileiros de sucesso na área. O que eles têm em comum: diversificação, estratégica lógica e, por trás de tudo isso, pesquisa extensiva sobre tudo o que está acontecendo nos mercados em que atuam – e nos paralelos a eles, uma vez que o mercado não é uma equação simples, e sim um sistema complexo.

No fim das contas, o que precisa ficar claro é que inspiração não substitui transpiração.