Novo golpe na praça! Nessa semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta para que seus segurados ficassem atentos aos possíveis convites de realização da prova de vida digital. Após investigações, o órgão identificou que quadrilhas estão usando o atraso do benefício para roubar os dados da população.
Os segurados do INSS que estão com a prova de vida em atraso devem ficar atentos. De acordo com o órgão, estão sendo enviados SMS e mensagens de e-mail para a população solicitando um possível cadastro na prova de vida online. O procedimento é uma fraude e pode resultar na utilização indevida dos dados.
Após receber uma série de denuncias de seus segurados, o INSS passou a apurar o caso e descobriu que há inúmeras vítimas sendo convocadas para fazer a prova de vida online.
No texto, os atores do crime informam que o procedimento é obrigatório e caso não realizado resultará na suspensão do pagamento de pensões e aposentadorias.
No entanto, a ação nada tem a ver com o INSS e objetiva roubar os dados da população para a utilização indevida. Diante do ocorrido, o órgão reforçou que toda a sua comunicação vem sendo realizada através de seus portais oficiais, pedindo para que os cidadãos não aceitassem tais propostas.
“Fornecer dados a golpistas é perigoso, uma vez que eles podem usar as informações pessoais para cometer outros atos ilícitos, como empréstimos consignados não autorizados pelo segurado“, esclareceu o instituto.
Especialistas analisam o caso
— Hoje existe uma série de vazamentos de dados, então os criminosos já têm basicamente todos os dados da vítima. Tudo que precisam é de um documento digitalizado para completar a solicitação de um cartão de crédito ou para abrir uma conta digital, por exemplo — explica Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.
De acordo com o especialista, a abertura de uma conta digital pelas fintechs facilita com que o criminoso utilize os dados de outra pessoa para fazer transações financeiras indevidas. Trata-se de um procedimento rápido e prático para quem atua clandestinamente.
— O criminoso pode usar essa conta para receber dinheiro de fraudes em nome do segurado ou ainda para emitir boletos que também serão usados em outros golpes.
É importante ressaltar que, diante da pandemia do novo coronavírus a prova de vida do INSS está suspensa até maio. Ou seja, quem não fizer o procedimento nesse período ou já estiver com atraso desde março de 2020 não poderá ter o benefício cancelado.