No DF, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu estender por mais uma semana as medidas de restrição na capital federal. Segundo Gustavo Rocha, o secretário da Casa Civil, as medidas agora seguem até o próximo domingo, 28.
Mesmo com o decreto que foi publicado na última sexta, 19, o governador disse que vai liberar o funcionamento de algumas atividades após o dia 28 de março.
“Vai depender da taxa de transmissão nos próximos dias”, disse Gustavo Rocha. As declarações foram feitas em uma entrevista coletiva na tarde da última sexta, no Palácio do Buriti.
IPTU DF em até 12 parcelas para um grupo em especial
O Governo do Distrito Federal publicou no Diário Oficial do DF, os prazos de vencimento do IPTU (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e da TLP (Taxa de Limpeza Pública) 2021.
O novo calendário vale para o setor produtivo que foi atingido pelas medidas de restrição em decorrência da pandemia do coronavírus.
Os impostos dos bares, restaurantes, lanchonetes, segmento de eventos, academias, hotéis e shopping centers vão poder ser quitados a partir de dezembro deste ano. Em até 12 vezes iguais e sucessivas que incluem ambos os tributos.
As datas de vencimento definidas para as parcelas do IPTU e TLP na portaria, ficam da seguinte forma:
A possibilidade de adiar os pagamentos do IPTU foi comunicada no dia 12 pelo secretário de Economia, André Clemente, em uma reunião entre representantes do empresariado e o governador Ibaneis Rocha (MDB). Como uma maneira de diminuir os impactos na economia em meio a pandemia de Covid-19.
“A medida é mais uma sinalização do governo Ibaneis para minimizar o forte impacto financeiro sofrido pelos setores econômicos do Distrito Federal. O momento é de união e requer medidas enérgicas do Poder Público, até que a circulação do vírus esteja controlada”, disse Clemente.