Auxílio doença do INSS: Veja mudanças propostas no benefício para 2021

Pontos-chave
  • O auxílio doença pago pelo INSS vai sofrer mudanças em suas regras;
  • O benefício será pago por apenas 90 dias;
  • O valor recebido é de um salário mínimo, ou seja, R$1.100.

O Congresso Nacional autorizou o INSS a realizar a concessão de benefícios por incapacidade, como o auxílio doença, através da análise de documentos, sem necessidade de perícia presencial. A medida é válida até o dia 31 de dezembro de 2021 e é um meio de combater o problema das filas para perícia médica, que continuam diante da necessidade de fechar agências durante a pandemia de covid-19.

Auxílio doença do INSS: Veja mudanças propostas no benefício para 2021
Auxílio doença do INSS: Veja mudanças propostas no benefício para 2021 (Imagem: Google)

O dispositivo foi incluído na lei que expandiu a margem para empréstimos consignados de aposentados do INSS, que ainda aguarda a sanção do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o que foi apurado pelo Estadão/Broadcast, a medida teve o aval da área econômica do governo.

Como será dada a concessão do auxílio doença?

Conforme o texto, a concessão será realizada mediante apresentação de atestado médico e documentos complementares, e a duração máxima do benefício será de 90 dias.

O auxílio-doença ou auxílio-acidente concedido nessa modalidade excepcional não será prorrogado. Se a incapacidade persistir, será necessário apresentar novo requerimento.

Os detalhes operacionais da concessão do benefício através desse tipo de análise, ainda serão regulamentados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e pelo INSS.

Auxílio doença do INSS: Veja mudanças propostas no benefício para 2021
Auxílio doença do INSS: Veja mudanças propostas no benefício para 2021 (Imagem: FDR)

A medida foi tomada para destravar benefícios solicitados

A intenção, de acordo com o que foi apurado pela reportagem, é utilizar a autorização a fim de destravar benefícios que foram solicitados em agências que continuam fechadas, ou possuem maior acúmulo de requerimentos.

Mesmo em pedidos realizados pela internet, o pedido fica ligado a uma agência específica do INSS. No momento, estão abertas 1.173 agências do INSS, de um total de 1.562. Nem todas há perícia médica disponível.

Técnicos dizem que o modelo é mais robusto em comparação com a antecipação adotada no ano passado. Na ocasião, era preciso apenas apresentar um atestado médico e, depois da validação, o beneficiário recebia um adiantamento no valor de um salário mínimo, que na época era de R$1.045.

No momento, a análise não está limitada ao atestado médico. Como a lei afirma em “documentos complementares”, existe a possibilidade de realizar a solicitação de exames, laudos, entre outras provas da incapacidade. Por isso, a avaliação é que o risco de fraudes é menor, já que a análise será mais completa.

Um segurado que fraturou o braço, por exemplo, poderia estar iminente a encaminhar não só o atestado médico, mas um exame de imagem que comprove o trauma e eventualmente até fotos.

Medida é considerada importante para evitar aglomerações

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho julga essa autorização importante, pois devido ao atual cenário da pandemia de covid-19 no Brasil, é prevista uma alternativa. O intuito é de que os segurados possam requerer o benefício sem terem que recorrer precisamente ao agendamento da perícia médica.

No momento atual (de acordo com a posição do dia 10 de março) há cerca de 709 mil agendamentos de perícia médica. O número de perícias presenciais feitas diariamente encontra-se próximo de 20 mil, distribuídas em 592 unidades que estão capacitadas a prestar esse serviço. O INSS disse que futuras informações sobre o tema “serão amplamente divulgadas”. 

TCU cobra governo de tomar medidas para enfrentar as restrições acarretadas pela pandemia

A procura de uma solução para resolver o problema das perícias vem após o Tribunal de Contas da União (TCU) cobrar novamente do governo uma proposta para enfrentar com as restrições impostas pela covid-19.

Isto, quase seis meses depois de vir à tona a dificuldade entre peritos médicos e o INSS para a retomada do atendimento à população. A falta de avanço concreto na normalização do serviço provocou o novo alerta.

Soluções paliativas, como por exemplo o uso de telemedicina, apresentaram baixa adesão e se mostraram insatisfatórias: conforme o próprio governo, somente uma perícia médica foi feita com o uso da ferramenta.

No ano passado, a necessidade de realizar o fechamento das agências do INSS devido à pandemia da covid-19 levou o Congresso Nacional a conceder a permissão de benefícios como auxílio-doença e o BPC (pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda) antecipadamente.

O pagamento era feito antes mesmo da perícia médica, procedimento obrigatório para analisar se o cidadão faz jus ao benefício.

No caso do auxílio, a análise passou a ser realizada provisoriamente a partir de atestado médico. Para o BPC, a concessão era automática depois do cruzamento de informações nas bases de dados do governo. Entretanto, essas alternativas, deixaram de existir em 30 de novembro de 2020.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!