Novamente, a moeda virtual Bitcoin está crescendo e atingiu valores próximos a U$$60 mil pela primeira vez no último sábado,13. A alta acontece em meio ao otimismo de que o maior Token digital terá uma adoção mais ampla.
A moeda alcançou U$$60,120 em Londres, se recuperou de uma baixa no fim do último mês e cresceu mais de 2% de seu recorde anterior, de U$$58,354, no dia 21 de fevereiro.
O Bitcoin está aproveitando o otimismo dos mercados financeiros após o presidente Joe Biden sancionar o projeto de lei que liberou U$$1,9 trilhão para serem empregados na combate a pandemia de covid-19.
“A resiliência do Bitcoin está provando que pode ser lendária”, explicou Antoni Trenchev, sócio-gerente e co-fundador da Nexo em Londres, uma empresa de criptomoeda. “Cada correção é uma oportunidade para reiniciar e reiniciar o movimento para cima.”
A criptomoeda cresceu cerca de 1.000% em 2020 em um cenário que indicava um interesse institucional crescente e também da demanda especulativa.
Os defensores comparam a criptomoeda a uma reserva de valor similar ao ouro, que pode ser uma proteção contra a inflação e um dólar mais combalido.
Já outros afirmam que a alta é uma enorme bolha alimentada por estímulos a caminho de estourar, da mesma forma que aconteceu no ciclo do crescimento e queda de 2017-2018.
Os participantes da indústria e alguns estrategistas apontam a aceitação mais ampla como uma dos motivos pelas quais a atual corrida de touros é diferente.
Entre os exemplos está o investimento de U$$1,5 bilhão da Tesla Inc. em Bitcoin e o endosso do diretor executivo Elon Musk do ativo digital na mídia social.
O investidor bilionário Mike Novogratz, que está a frente da Galaxy Digital Holdings Ltd., afirmou que o criptoativo pode atingir a US$ 100.000 até o final deste ano.
“O anúncio da Casa Branca é muito significativo para ativos de risco em geral, e cripto-ativos especificamente”, explicou Simon Peters, analista da plataforma de investimento de múltiplos ativos e Toro, acrescentando que as “comportas” agora estão abertas em termos de liquidez.