O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda já começou, os contribuintes devem fornecer várias informações para a Receita Federal. Aqueles que compraram, venderam ou parcelaram um carro no ano de 2020 precisam apontar essa operação na declaração do Imposto de Renda.
Ao fazer a declaração do Imposto é preciso estar atento ao preencher data e forma de aquisição, assim como outras informações no formulário do programa.
Como declarar o automóvel no Imposto de Renda?
- Acesse a página da declaração do IR, seja por meio do eCAC, usando o Certificado Digital, por meio do Programa da Receita Federal ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”;
- O contribuinte deve preencher a ficha “Bens e Direitos”, com o código “21 –Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.” Importante ressaltar que será necessário informar o número do Renavam;
- Já no campo “Discriminação”, informe os dados do veículo (modelo, ano de fabricação e placa), informações do vendedor (nome, CPF ou CNPJ) e a forma de pagamento. Se você comprou um veículo usado, pode encontrar essas informações na cópia do documento de transferência.
- Se o automóvel tiver sido adquirido antes de 2020, é preciso informar no campo “Situação em 31/12/2018” o mesmo valor informado na última declaração do IR e, no campo “Situação em 31/12/2019”, o valor de R$ 0,00.
- Mas, se comprou o veículo em 2020, deixe o campo “Situação em 31/12/2020” em branco e informe o valor pago pelo veículo apenas no quadro “Situação em 31/12/2”.
É preciso informar o valor de compra do carro e não o valor atualizado que o veículo vale. Alterações só devem ser feitas caso tenha realizado a instalação de algum acessório, equipamento ou realizado procedimentos que valorizaram o bem.
E se financiei, como declarar?
Caso o carro tenha sido financiado, não é preciso informar nenhum valor referente ao financiamento do carro na aba “Dívidas e Ônus Reais”.
O contribuinte devem informar na ficha “Bens e Direitos”, mas ao invés de declarar o valor total do carro, você deve informar o valor pago até o dia 31/12/2020, o valor será a soma das prestações pagas mais a entrada.