Entre os meses de maio e setembro, a Receita Federal realizará a restituição do Imposto de Renda 2021. Assim como aconteceu no ano passado, a Receita diminuiu de sete para cinco lotes. A declaração do IRPF deve ser entregue até dia 30 de abril.
A restituição do Imposto de Renda funciona como um acerto de contas entre o contribuinte e a Receita Federal. No momento da entrega da declaração, se for comprovado que o a pessoa física pagou mais imposto do que deveria no ano anterior, esta diferença será restituída.
Quanto antes o contribuinte realizar a entrega da declaração do tributo, maiores são as chances de receber o valor nos primeiros lotes. Vale destacar que há grupos prioritários para o recebimento, como idosos, portadores de deficiência, portadores de doenças graves e professores.
Mesmo que a pessoa receba a restituição nos últimos lotes, há a vantagem de ter maior rendimento, já que o valor é corrigido pela taxa Selic. Se a restituição ocorrer no último lote, quantia a ser recebida terá rendido desde o pagamento do primeiro lote.
Caso o contribuinte precise corrigir alguma informação e entregar uma declaração retificadora, será considerada a data de envio da retificação para o pagamento.
Se a declaração tiver algum erro, a pessoa deve enviar a declaração retificadora por meio do mesmo programa de preenchimento da declaração original. Para acompanhar o andamento da declaração do Imposto de Renda 2021, basta acessar o e-CAC — por meio do número do CPF, código de acesso e senha.
A consulta aos lotes da restituição costuma estar disponível por volta de uma semana antes da data do pagamento. Para descobrir se o pagamento foi liberado, a pessoa deve acessar o site da Receita Federal. O acesso pode ser feito por meio do número do CPF e data de nascimento.
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2021
Os pagamentos são divididos em cinco lotes, entre os meses de maio e setembro. As datas definidas pela Receita Federal são:
- 1º lote — 31 de maio
- 2º lote — 30 de junho
- 3º lote — 30 de julho
- 4º lote — 31 de agosto
- 5º lote — 30 de setembro