Concurso PM SP 2021 encerra inscrições no próximo dia 25; participe

Foi publicado um edital no Diário Oficial que abriu cerca de 2.700 vagas para concurso público da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) para o cargo de soldado de  2º Classe do Quadro de Praças dos sexos masculino e feminino. Inicialmente, a remuneração é de R$3.268,33.

Concurso PM SP 2021 encerra inscrições no próximo dia 25; participe
Concurso PM SP 2021 encerra inscrições no próximo dia 25; participe (Imagem: Reprodução/Google)

Os interessados em participar devem ter nível escolar médio, idade mínima de 17 anos e máxima de 30 anos, estatura mínima de 1,55m para mulheres e de 1,60m para homens.

É preciso possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias “B” e “E”.

As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de fevereiro, por meio do site  www.vunesp.com.br. A taxa de inscrição é no valor de R$57.

O concurso será composto por uma prova objetiva e prova dissertativa, os conteúdos são língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, noções básicas de informática e noções básicas de administração pública.

A prova deve ser realizada no dia 21 de abril e aplicada nas seguintes cidades: Araçatuba; Bauru; Campinas; Piracicaba; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; Santos; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo e Sorocaba.

Os aprovados vão passar por exames de aptidão física, exames de saúde, exames psicológicos, avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade e análise de documentos.

Novas regras

O projeto de lei complementar 52/2019, que foi proposta pela deputada Letícia Aguiar (PSL), tem como objetivo alterar a idade limite para a participação da corporação pode começar a tramitar pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Hoje, para entrar na PM no cargo de soldado é preciso ter entre 17 a 30 anos. O projeto quer estender o limite de idade para 35 anos.

Além disso, o projeto quer aumentar a idade das carreiras de oficiais músicos e para o quadro da saúde, que podem passar a ser de 40 anos.

O pedido foi encaminhado no último dia 9 de fevereiro, pelo deputado Rodrigo Gambale (PSL).