Teresina inicia matrícula escolar para ensino infantil do município; veja procedimento

Estudantes da rede municipal de Teresina devem ficar atentos aos calendários de matrícula. Nessa semana, a Secretaria da Educação iniciou o procedimento de inscrição para os alunos das turmas I e II do período da educação infantil. Os pais ou responsáveis devem comparecer até as unidades de ensino para poder fazer o cadastro.

Teresina inicia matrícula escolar para ensino infantil do município; veja procedimento (Imagem: Google)
Teresina inicia matrícula escolar para ensino infantil do município; veja procedimento (Imagem: Google)

Mesmo com as aulas interrompidas mediante a pandemia do novo coronavírus, as matrículas para os alunos da educação infantil foram iniciadas em Teresina.

Segundo a secretaria de educação, até o dia 12 de fevereiro estará sendo efetuado o cadastramento dos estudantes.

A expectativa é de que cerca de 63 mil crianças sejam matriculadas nas escolas municipais da capital, conforme o número de atendidos em 2020.

Procedimento de matrícula

Para poder registrar os estudantes, seus responsáveis devem levar a documentação completa de identificação pessoal e comprovante de renda. Registros como certidão de nascimento, comprovante de residência e histórico escolar dos anos anteriores deverão ser apresentados.

O procedimento vem sendo realizado diretamente na Unidade da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Todos os presentes devem comparecer de mascara sob o risco de expulsão caso viole as regras. A previsão é de que o ano letivo comece no próximo dia 22.

Sistema de aulas remotas e presenciais

Até o momento a gestão municipal não informou como acontecerão as aulas. Até o ano passado, os alunos estavam em sistema remoto, tendo em vista o fechamento das unidades presenciais de ensino.

Para esse ano, há expectativa é de que as atividades funcionem em sistema hibrido, o que significa que será metade online e metade presencial. A proposta deverá ser ainda avaliada por meio do Conselho Municipal de Educação.

Alteração no ano letivo

Por fim, no que diz respeito a manutenção do ano letivo, a Semec deverá ainda informar os detalhes do cronograma. Inicialmente havia uma previsão de suspensão das férias de julho para superar o período atrasado em 2021.

No entanto, todos os detalhes deverão ser avaliados pela equipe de educação que deverá seguir as determinações do Ministério da Educação. Para saber mais sobre os procedimentos de matricula e calendários letivos, fique de olho em nossa página.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.